domingo, 5 de junho de 2022

Ouro - 59 anos - Homenagem aos ex-Prefeitos: Sérgio Durigon

 


                                             (Durigon e a esposa Sônia)

       Sérgio Durigon foi prefeito em dois mandatos, de 01 de janeiro de 1997 a 01 de janeiro de 2000 e de 01 de janeiro de 2000 a 01 de janeiro de 2005. Teve, em ambos, José Camilo Pastore como Vice-prefeito. Com formação no magistério, onde fez carreira como professor de Educação Física, Diretor da escola Prefeito Sílvio Santos e Gerente ou Coordenador Regional de Educação, foi também um grande  desportista.  Durigon pretendeu marcar-se como um prefeito atuante, adotando como slogan  "Ouro - Governo de Trabalho".

       Bem articulado politicamente, assessorou-se com uma boa equipe de secretários, experientes e conhecedores da atividade pública. Era exigente e cobrava muito dos secretários e diretores que compunham sua equipe. Nas terças-feiras, cedo, dirigia uma reunião em que todos tinham que apresentar uma planilha com o relatório do que fora realizado na semana anterior e o planejamento do que seria executado na semana em curso. Isso fazia com que todos não se descuidassem de dedicar-se, ao máximo, a produzirem mais e com qualidade. 

           O nome da cidade de Ouro foi bem propagado em nível de Santa Catarfina e, algumas vezes, até em nível nacional, pois o município partiicipava em projetos em parceria com o Sebrae. 

              Durigon Adquiriu máquinas e equipamentos, promoveu o alargamento de estradas rurais e ainda muitas e estratégicas pavimentações na área urbana, apoiou eventos importantes no calendário municipal como a Festa do Leitão, da comunidade de Santa Bárbara, e a Noite do Queijo e do Vinho, promovida pelo grupo Píccola Itália Del Oro e a Festa do Vinho, de Linha Sagrado.  Entusiasta da cultura e do turismo, fez boa divulgação do município, conquistando prêmios estaduais e federais na área do Meio Ambiente e do Empreendedorismo. Também apoiou a agoroindústria artesanal e familiar, promovendo os produtos aqui confeccionados para a busca de mercados, criando a marca "Del ´Oro". 

       Promoveu a nucleação das escolas da rede estadual e municipal, reforçando a de Frei Crespin, no Distrito de Santa Lúcia, na qual, inclusive, construiu um ginásio de esportes, o mesmo acontecendo em Linha Carmelinda. Na Habitação, Durigon foi o responsável pela implantação dos Bairros Kleinubing e Costa do Sol.

       Adiante, de 2013 a 2016, sua esposa Sônia Mônica Webber Durigon foi eleita vice-Prefeita na mesma cidade, sendo uma pessoa com muito trânsito na classe feminina e no meio rural, pois foi extensionista da Epagri, pela qual se aposentou. O casal possui os filhos Felipe e Lucas. Na juventude, Sérgio Durigon foi músico, executando o instrumento contra-baixo e fundando o Grupo Musical Fraudsom, com sede em Capinzal. 


               (Sérgio Durigon recebendo autógrafo em livro de crônicas deste escritor)


       Tive o prazer de atuar como Secretário de Administração e de outras secretarias em seus dois mandatos. 


Euclides Riquetti

05-06-2022


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos, peço-lhes a gentileza de assinar os comentários que fazem. Isso me permite saber a quem dirigir as respostas, ok? Obrigado!