quinta-feira, 20 de outubro de 2022

No Dia do Poeta - minha devota e fervorosa homenagem ao meu primeiro ídolo: Ivonnisch Furlani



O CANTO DO ESTRANGEIRO

Este é o canto do estrangeiro
que tu acolheste um dia!

          Foi em setembro,
          eu me lembro:
          quatorze anos são passados.
          Com a alma de sonhos povoada,
          aqui aportei às tuas margens.
                 Benditas paragens!

Afundei raízes,
bebi água do Iguaçu ...
Não sei o que possa hoje separar-te de ti, 
Porto União, cidade hospitaleira,
recanto singular da minha pátria onde floresce 
tanta amizade verdadeira
na encantadora singeleza de teu povo!

          Tanta gente canta
          a sua terra amada;
          mas não há o que suplante,
          em poesia e encanto,
          o sol das veredas! 

Imenso Iguaçu rebrilhando,
espelhando,
retratando
toda beleza que encerra,
esta terra!

          Ao longo do teu rio audacioso,
          ou entre o teu povo tão sincero,
          cidade amiga,
          mister que o diga,
          quanta lembrança, quanta emoção,
          vivemos juntos, Porto União!

Não recordo prantos,
pois que não houveram;
lembro apenas alegrias
e que foram tantas!
Tenho a alma impregnada
de otimismo eterno,
e, ao escrever-te hoje 
os versos do teu cinquentenário,
são eles bafejados
pela brisa vespertina
que te acompanha sempre
são leques de palmeiras
a se debruçarem,
à guisa de homenagem
simples e sincera...

           Este é o canto do estrangeiro
           que tu acolheste um dia, 
           embora esta linguagem
            não se pareça tanto

à de alguém que vem de fora.
-Há um toque sutil de intimidade,
há tanta familiaridade
nestas palavras que te ofereço,
que me custa crer, sinceramente,
que um dia o destino, de repente,
me faça palmilhar caminho incerto...

Salve veredas do Iguaçu!
Salve várzeas e quebradas,
rios, bosques e lombadas,
pinheiros que tombaram um dia
para engrandecer-te!
Salve povo hospitaleiro,
povo forte, pioneiro,
de memoráveis jornadas
na história deste torrão!
são versos do coração!
- O canto do estrangeiro
que tu acolheste um dia, Porto União!!! 

(Poesia Vencedora publicada nos jornais O Comércio e Caiçara, Edição Especial do Cinquentenário de Porto União, Juntamente com as poesias "Porto União Doce Lar" de Diva Correia da Rosa, 2º Lugar e "Porto União" de Alvim Ulrich, 3º Lugar, em 9 de setembro de 1967).

Num evento no Clube Concórdia, na primeira metade da década de 1970, 
em Porto União, encantei-me com as declamações de Ivonnisch Furlani. Em minha cabeça, até hoje, registro a memória de "Eu sou o verso" - "Parece que o insano dinamismo... a velocidade, esse transformismo...até o verso silenciou".

Euclides Riquetti
20-10-2022

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos, peço-lhes a gentileza de assinar os comentários que fazem. Isso me permite saber a quem dirigir as respostas, ok? Obrigado!