sábado, 18 de fevereiro de 2023

Bons Tempos de Juventude em Porto União da Vitória

 

                                         1, Vilson Villanova; 2. Carlos Roberto Clausen (saudoso); 3. Japonês do Bamerindus; 4. Euclides Riquetti (o mais alto de todos); 4. Jair Ferencz (saudoso e caro amigo ); 5. Uma colega a  identificar; 6 - Suely (Teixeira). Aos fundos, Silvestre Schepanski. 
  
       Na minha adolescência, inspirava-me em grandes vultos nacionais, notadamente escritores e juristas. Lia as suas biografias, eram formados em letras ou Direito. Seus feitos poéticos foram sendo passados através das gerações, dos amantes da literatura, por seus poemas e romances. Assim, ao completar 18 anos e estando a concluir meus estudos em nível de Colegial e formado em Técnico de Contabilidade, pela Escola Técnica de Comércio Capinzal, prestei meu vestibular para o curso de Letras-Inglês da Fundação Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras daa cidade de União da Vitória. Morei em ambas as cidades gêmeas do Iguaçu. 

             Morei em Porto União e União da Vitória de março de 1972 a fevereiro de 1977. Foram cinco anos de muito trabalho, estudo e também diversão. Na foto, alguns de meus colegas de trabalho comigo. Éramos funcionários da sessão de peças e do departamento de vendas da concessionária da Mercedes-Benz, Álvaro Mallon e Filhos. Na metade da década de 1970, confraternização de final de ano com festa na Churrascaria Dois Estados, na época a churrascaria mais frequentada de União da Vitória. Na "Mercedes", iniciei em junho de 1972 e fiquei até fevereiro de 1977, quando pedi demissão e vim morar em Duas Pontes, hoje Zortéa, na época pertencente a Campos Novos, na divisa com Capinzal. Iniciei-me como professor da Escola Básica Major Cipriano Rodrigues de Almeida e em atividades burocráticas no Departamento Financeiro da Zortéa Brancher S/A - Compensados e Esquadrias. 

      Guardo saudosas e memoráveis lembranças de Porto União da Vitória, onde trabalhei, estudei e vivi muito bem minha vida. Festas juninas e outros eventos nas escolas, muita dança nos clubes "25" e "Apollo", pescas no Rio Iguaçu, futebol nos campos São Bernardo e do Ferroviário, futsal em algumas quadras, inclusive na do 5º BE, até basquete e vôley, pela FAFI, no Túlio de  França. Sim, eu também nadei nas águas do Iguaçu, compus poemas andando,à noite, na Matos Costa e na Manoel Ribas, vi filmes nos cines Ópera, Odeon e Luz. 

       Trabalhar na Mercedes-Benz me deu mais experiência e maturidade para os négócios, fui responsável (gerente) da filial de peças localizada na Manoel Ribas, número 990, prédio do Alceu Daniel Ochove, antiga Transiguaçu. Tive como auxiliares, entre outros, Sérgio da Silva, Carlos Roberto Clausen, Carlos Roberto Kominski e outros. Meu chefe imediato era o Silvestre Schepanski e o primeiro da oficina mecânica o Solon Carlos Dondeo, depois o Carlos Konart. Na venda dos caminhões, o fera era o Romeu da Silva, secundado por Elói Cachoeira, Jarson Rodrigues de Melo, Jair Ferencz, e outros de permanência mais curta.

      Guardo, com carinho, as melhores lembranças de meus colegas. Vilson Villanova e seu irmão Osni, Justino Polzin e um irmão seu,  Dionízio Horodeski, Miguel Semianko, Alcir Teixeira, Pedro Padilha, Ilmo Ritter, Francisco Becker, Pedro e seu genro Airton, que erra ferreiros, Seu Luiz e Sampaio, que eram chapeadores, Mário, que era torneiro, Sandra Pprobst (Bogus), Margareth Luci Bianco (Bahr) e Edith Whorrel, do escritório, Ronald Roberto Reali, da contabilidade, Admindo Checozzi, contador, Ivonete Lopes e Alvina Nunes Lell, do Cardex,

Mauro Iwanko e Altamiro Becker, da sessão de peças. Todos os mencionados eram os com quem eu tinha maior contato e relação de trabalho. Muito bem é relembrar, carinhosamente, e render minha homenageem a todos. 

       Pessoas com muita energia, vitalidade, desejo de vencer! 


Euclides Riquetti

18-02-2023

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos, peço-lhes a gentileza de assinar os comentários que fazem. Isso me permite saber a quem dirigir as respostas, ok? Obrigado!