domingo, 10 de fevereiro de 2013

Carnaval em Joaçaba - Primeira noite

          Foi realmente um grande espetáculo o desfile das escolas de samba de Joaçaba e Herval D ´Oeste que aconteceu na noite deste sábado, 09, na Avenida XV, em Joaçaba. Aproximadamente 4.300 sambistas "passearam pela avenida". Considerando as equipes de apoio e cobertura, o número pode chegar a 5.000.

          O desfile iniciou-se às 22 horas de sábado e foi até depois das 03  da madrugada de domingo.Foi aberto perlo rei Mom  Luiz Girão,  e pela Rainha do Carnaval Jenifer Nascimento, que encantaram os presentes  saudando-os e conclamando-os  a entrar no clima de carnaval.  Jenifer é uma bela jovem que contagia a todos.  Depois, vieram as autoridades presentes.

 Observou-se muita agilidade em tudo e diminuiu o tempo de intervalo entre a apresentação de uma escola e outra, pois foi introduzido um segundo carro de som, não havendo necessidade de se esperar que o utilidado por uma escola tivesse que voltar para apoiar a outra. É visível a melhoria da capacidade de organização da LIESJHO, entidade responsável pelo desfile. O jovem Engenheiro Felipe D ´Agostini, que sucedeu  Gilmar  Bonamigo na presidência da entidade,  mostrou maturidade, grande capacidade de articulação, organização e muito dinamismo. Se houve falhas, elas foram imperceptíveis.

          Sem atrasos, sem improvisações, tudo muito bem planejado. E, por sorte, a chuva antecipou-se e veio à tarde. Na noite, no céu, apenas a beleza dos quatro shows pirotécnicos que precederam a largada de cada uma das escolas. A Poderosa Aliança fez o céu colorir-se por demais. É uma escola liderada por pessoas muito influentes aqui em Joaçaba. Chamam de "a escola dos médicos", mas ela congrega também fortes lideranças empresariais. Seu poder de fogo é estupendo. Adquirem boa parte dos seus materiais para a confecção de fantasias no Rio de Janeiro, cidade de onde vêm os jurados.
          A primeira escola a adentrar a avenida foi a Vale Samba. Fundada em 1979, com 15 títulos de campeã já conquistados, é a atual bicampeã. Levou 1.200 sambistas, distribuídos em 21 alas, e colocou 5 belíssimos carros alegóricos. A Vale tem o samba no pé há muitos anos. Seus integrantes já são tarimbados. Rapazes e belas mulatas chamam a atenção da platéia.  É a que tem o maior número de torcedores, seguramente. O enredo "Por toda Santa Catarina, com muito amor, rogai por nós", homenageou a padroeira do Estado e nossas belezas naturais. Também o clube de Futebol Avaí, da Capital Catarinense, que tem as mesmas cores que a Vale.  A escola perdeu integrantes que conhecem muito de carnaval e fundaram, para este ano, uma nova escola, a Acadêmicos. Mas seus torcedores são muito apaixonados por ela e, nas arquibancadas, sabem a letra de seu samba-enredo de cor.

          Por volta de meia-noite, saiu a Unidos de Herval, que está na área desde 1981, oficialmente. É a que tem que ralar muito, todos os anos, para ter seu desfile bancado. Não têm a estrura das duas grandes, mas sabem de samba como poucos. São todos uns verdadeiros malabaristas. Embora não tenha abocanhado títulos, em termos de notas ela fica sempre bem colada na Vale e na Aliança. Seu enredo "Alquimia curativa, a luta para a vida", faz referência aos poderes das ervas medicinais, que já curavam as pessoas muito antes de se criarem os fármacos. A escola que representa a cidade de herval D ´Oeste apresentou 1.200 sambistas em 15 alas e 4 carros alegóricos. Tudo muito harmonioso, muito bonito. Justamente por não terem muito dinheiro para bancar sua participação, usam de mais criatividade no aproveitamento de materias simples, baratos, mas comnpondo peças muito bem desenhadas.

          Por terceiro desfilou a poderosa Aliança. É visível o grande poder aquisitivo de seus adeptos, embora, como as outras, tenha grande contingente de integrantes "da base". Seus arros alegóricos e fantasias têm acabamentos perfeitos. Usam material de altíssima qualidade, inovam muito. Observava-me um simples espectador sobre os detalhes do acabamento das alegorias. Tudo muito perfeito. Querem recuperar o título que não veem há dois anos. Seu sentimento de união, na largada, era infinito. Diziam-me amigos que por ela desfilam que só detalhes técnicos ou eventuais atrapalhos tiram deles o cobiçado título neste ano. Mais de 1.300 integrantes distribuídfos em 17 alas e 7  carros alegóricos de muito luxo, apresentaram o enredo: "Sou o sete... meus mistérios não são tão sérios", em que fazem referência a uma série de analogias em torno do número 7. Já foi 7 vezes campeã, embora seja mais jovem que a Vale e a Unidos, tendo sido fundada em 1984.

          A última escola a desfilar foi a estreante Acadêmicos do Grande Vale. Já em seu primeiro desfile, colocou 550 sambistas em 14 alas e 2 carros alegóricos, um deles uma espécie de teatro ambulante. A Acadêmicos é capitaneada pelo carnavalesco Jorge Zamoner, seguramente o homem que mais conhece carnaval em Joaçaba. É um faz-tudo: Professor, ator, carnavalesco. Pega a caminhonetinha e corre atrás de costureiras para que produzam as fantasias que seu time cria. O enredo "Pintando o sete, fazendo arte, a acadêmicos promete um espetácuilo à parte", homenageou as outras escolas. Uniu experientes e jovens. Fizeram bonito e vão ficar muito fortes. Em meu ver, em menos de cinco anos estará  igual às demais, disputando o título. Homenageou também um de seus fundadores, o jornslista João Paulo Dantas, que faleceu em 20 de janeiro, em  acidente precedido de ataque  cardíaco, quando voltava de Itá, onde tinha ido tratar  de carnaval. Aliás, a própria Liga homenageou o carnavalesco que deixou saudades...

          As baterias, o conjunto de puxadores de samba, os casais de mestre-salas e porta-bandeiras são de primeira linha. E os sambistas estão sempre sorrindo, posando para fotos, mostrando que estão muito bem preparados e orientados pelas suas escolas.

          Não observei incidentes, apenas um caso em que a esposa, morena e forte, flagou seu marido querendo fazer gracejos para uma loira e a mulher dele chegou bem na hora. Estava na equipe de apoio do último carro e ela veio lá do meio daquela multidão de pessoas a passou ali bem na horinha. Para ele, o troféu de "azarado 2013". Enquanto ele tentava se justificar, com a ajuda de dois amigos, havia uns outros 12 para zoar. Ela dizia que, na manhã de domingo, ia jogar todas as roupas dele pela janela.... Não sei como conseguiu se sair dessa...

          De qualquer forma, nosso carnaval, agora indiscutivelmente "o melhor de Santa Catarina", é um espetáculo que encanta a nós, a nossa região, e aos turistas que nos visitam.

          Agora é esperar pelo desfile de amanhã, valendo nota para os jurados. E vamos ver se aparecem as surpresas. Para a noite das avaliações, costumam trazer atores globais e outros famosos. Vamos aguardar. E rezar para que o azarado possa reverter a situção inglória em que se meteu...

Euclides Riquetti
10-02-2013
         



         

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos, peço-lhes a gentileza de assinar os comentários que fazem. Isso me permite saber a quem dirigir as respostas, ok? Obrigado!