terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

O pós-carnaval em Joaçaba - Aliança é a Campeã

          Ontem à noite aconteceu a segunda noite de desfiles em Joaçaba. O tempo ajudou e isso facilitou a beleza do espetáculo. Tirei para fotografar muito nesse carnaval. Andei por todos os cantos, no sábado e na segunda. Voltei hoje ao local do evento. O pós-carnaval é triste...

          Estive no Hotel Joaçaba, aqui perto de casa. Disse-me a atendente que na noite de sábado houve lotação e, pelo que se viu de carros no estacionamento, o mesmo aconteceu na que passou. Mas que o movimento do ano anterior foi maior, que as pessoas ficaram 4 ou 5 noites. Neste ano vieram nos dias específicos somente.

          Encontrei muitos amigos no desfile, já que andei por diversas vezes na concentração das 4 escolas. Muitos de Capinzal e Ouro. Casais jovens com os filhos pequenos já desfilam, todos.  Durante o dia fui às compras e identifiquei muitos turistas de fora. A Dirlei Rofner, de Treze Tílias, disse-me que trouxe  turistas estrangeiros que estavam lá hospedados. Aquela cidade trouxe muitos integrantes para a Aliança, que conta com o patronício de um laticínio de lá, dentre outros. Reencontrei também o Elmir Bender, o Gorduchão, locutor da Rádio Catarinanese. Ele me abordou, chamou-me pelo nome. Só o reconheci pela voz. Conversamos rapidamente e eu fiquei muito contente em revê-lo.

          Todas as escolas estão  com um altíssimo nível. Veremos, daqui a pouco, qual será a campeã de 2013. As que não têm o poder que a Aliança tem, compensam tudo com muita criatividade. E com muito samba no pé. Aliás, as baterias são todas excelentes.

          Com o Carnafolia sendo realizado nas proximidades do Campus II da UNOESC, muitos jovens nem assistem ao desfile, o que quer dizer que estava muito fácil trafegar por todos os lugares, a pé, naturalmente. E só vi dois bebuns em estado "avançado". Conversei com policiais, muitos vindos de outras regiões do estado para garantir a segurança,  e disseram que estava tudo tranquilo. Os daqui  acham que com o Carnafolia em outro local, não mais na Praça da Catedral, o centro e as avenidas ficaram mais para os "comportados".

          Por falar em comportados, eu estava preocupado em ver como ficou o desfecho daquele casal em que a mulher fez uma baita cena de ciúmes. Pareceu-me que vira  ela que estava lá no "bolo" da largada. E era mesmo. Tinha um aparelhinho luminoso na cabeça, pareciam duas orelhas de coelho levantadas. Acho que a situação fez parecer que eram dois chifrinhos... estava o casal de mãozinhas dadas, faceirinho. Mas adiante, fui até o carro alegórico onde o marido tinha a função de empurrador.

         Perguntei aos colegas dele sobre o final da história e me disseram que ele a convenceu a continuar com o seu casamento. Ainda bem!  Em seguida ele apareceu e disse-me que "foi apenas uma brincadeirinha", mas que o episódio estava superado. Flauteei com ele também, disse-lhe que o elegera o "azarado do carnaval". Tirei uma foto dele com os amigos. Ficaram contentes porque os outros  só fotografam as pessoas com fantasias e os carros. E ele acabou virando meu amigo, mas quer uma foto...

          Vou fazer uma seleção das melhores fotos que obtive, das partes bonitas e também das  não tanto bonitas. Fotografei umas beldades e os carros alegóricos, todos.  As madrinhas das baterias eram as mais requisitadas para fotos. Todas as pessoas estavam com suas fantasias impecáveis, inclusiva as centenas de crianças que desfilam. Para todos eles o carnaval é parte integrante de sua história.

         Hoje pela manhã fui "dar uma banda" no centro. Com a filha Carol e a neta Júlia. As escolas tinham levado quase todos os carros embora. Mas os que restavam encantaram a Júlia. Queria tocar nas alegorias, ficou encantada. Algumas pessoas  estavam retirando adereços  componíveis dos carros para deslocá-los para seus barracões. E fiquei imaginando quanto trabalho tiveram, durante um ano, para deixar eles assim, tão bonitos. E, agora, guardar o material, comemorar ou reclamar dos resultados.

           Havia, nesta manhã, muitos jovens na cidade. Três garotas de São Lourenço do Oeste estavam defronte o Príncipe Hotel, conversei com elas. Disseram-me que pouco viram dos desfiles porque o objetivo delas era estar no Carnafolia. Havia muita gente de  óculos escuros nas lanchonetes, mesmo sem sol.

          No pós-carnaval temos sempre pelo menos uma semana de lamentações dos que não foram campeões. Acham defeitos nos jurados, na Liga, na Imprensa, em São Pedro. Neste ano não vão poder culpar nosso primeiro Papa por nada, pois ele até que ajudou muito, não mandando chuva na hora do espetáculo. Então, vamos "incluir ele fora dessa!" No anos passado as reclamações foram durante pelo menos um mês, com promessas de desistência dos desfiles. Mas, como sempre, voltam no ano seguinte!

          Cinco carretas e uns 20 homens estavam desmontando arquibancadas e camarotes nesta manhã. A cidade quase deserta. No ar um cheiro horrível, apodrecido,  de cerveja. Em todos os lugares. Caminhamos, livremente, pela avenida XV. Agora, só lembranças.

           A apuração dos resultados foi finalizada há instantes. Lembro que a "Acadêmicos do Grande Vale", estreante, não compete, apenas faz sua apresentação. A diferença entre o segundo e o terceiro colocados foi de apenas dois décimos.

Terceiro lugar:  Escola Unidos do Herval
Vice-campeã: Escola Vale Samba
Campeã: Escola Aliança



Euclides Riquetti
12-02-2013





         

     

       

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos, peço-lhes a gentileza de assinar os comentários que fazem. Isso me permite saber a quem dirigir as respostas, ok? Obrigado!