sábado, 2 de março de 2013

A Imbecilização das Gentes - Pão e Circo

          Já me referi anteriormente à questão "pão e circo".  Agora, estou-me propondo a ir um pouco além, chegar ao lixo que nos é oferecido a toda hora,  gratuitamente, através dos meios de comunicação. Entendemos que os canais de comunicação são o meio mais barato que o cidadão comum tem para seu acesso ao lazer.

           Temos a TV aberta que invade nossos lares com programas que nos envergonham pela baixa qualidade das produções e pelas baixarias mostradas,  jornais  escritos com ortografia horrível e matérias  de péssima qualidade e infinitamente replicadas. Umas fotografias de políticos, quase que sempre as mesmas caras e, pior, as mesmas fotos de arquivo. E espaços importantes ocupados por matérias nada importantes, apenas com o fito de promover pessoas e não o conhecimento dos fatos. Matérias, a maioria pagas,  e que só interessam a quem é muito próximo das "figuras" coladas nas páginas.

          Apresentadores populistas como o Ratinho, no SBT, e alguns outros que ocupam as tardes e mesmo as noites, são um atentado à inteligência de todos os cidadãos de bem. Pessoas muito bregas expõem sua intimidade, abrem sua vida pessoal como se estivessem ganhando alguma coisa com isso, vergonhosamente, e usam um palavreado que, no mínimo, deveria ser autocensurado pelo próprios órgaos  de comunicação.

          Mas, nossa imbecilização maior está em termos, por exemplo, um BBB, o tal Big Brother Brasil, na TV Globo,  atingindo elevados  índices de audiência. O programa é animado pelo jornalista global Pedro Bial. Não pela questão do erotismo ensejado através de pessoas que se subpõem aos mesmos edredons,  nem pela bundas ou peitos ciliconados ou não, mas pela hipocrisia e a breguice da linguagem falada, com o uso de expressões babacas, pela disseminação de costumes que não são éticos nem verdadeiros.

          As paixões por determinados lazeres, como o carnaval ou o futebol, levando torcedores a condutas condenáveis, a exemplo do que aconteceu com torcedores corinthianos, na Bolívia, provocam acontecimentos que em nada nos orgulham. E as redes sociais, com pessoas escrevendo um português ininteligível  e utilizando uma linguagem vulgar, também são condenáveis.

          O pão e o circo, pior este do que o primeiro, fariam o Imperador Péricles, da Grécia, corar, se estivesse vivo. E nossa sociedade, enquanto não houver uma grande evolução intelectual, com escolarização em alto nível, e uma tomada de atitude proativa coletiva, não será contemplada com  mudanças nos costumes.

          Por enquanto, o que eu posso fazer é pedir para o Pedro Bial que tome uma atitude em favor do Brasil e da intligência dos brasileiros. Não chame de "meus heróis" pessoas que jamais fizeram algo que justifique isso. Melhor, tome uma atitude digna, se estiver fazendo algo contra sua vontade. Faça como o Papa: RFENUNCIE!


Euclides Riquetti
05-03-2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos, peço-lhes a gentileza de assinar os comentários que fazem. Isso me permite saber a quem dirigir as respostas, ok? Obrigado!