sábado, 27 de junho de 2015

Vergonhoso, mais uma vez: Brasil fora da Copa América!

        A Seleção Brasileira de Futebol, considerada principal, foi eliminada por pênaltis na partida das Quartas de Final à Copa América, neste início de noite, no Chile. Em campo, o resultado foi de 1 x 1, tenho o gol brasileiro sido assinalado pelo atacante Robinho, jogador do Santos Futebol Clube. Empatamos com o Paraguai e passamos vergonha nas cobranças de penalidades. Já arrumaram uma boa desculpa: os jogadores passaram a semana com uma virose!

         O resultado não nos surpreende, pois o futebol brasileiro está "estacionado" faz muito tempo, enquanto que os outros países evoluíram a ponto de se tornarem iguais ou até superiores ao Brasil no aspecto técnico e organizacional. Muito dinheiro e publicidade estão em jogo no futebol mundial, que dizem que é um forte instrumento para lavagem de dinheiro. Valores exorbitantes são pagos para a transferência de jogadores de um clube para outro e altíssimos salários, mais do que os clubes podem ( e devem ) pagar, levando estes ao endividamento, principalmente no Brasil.

          O futebol se constitui num verdadeiro "mundo da fantasia", longe da realidade salarial de todos os demais profissionais do esporte, como vôlei e basquete, para sermos simplistas. Os clubes são muito mal administrados e chegamos ao ponto de vermos o ex-presidente da CBF preso na Suíça em virtude da corrupção que ensejou acontecer no meio.

         Nosso elenco é limitadíssimo. Quando de olha para o passado, como por exemplo à Copa do Mundo de 1970, em que o Brasil se sagrou tricampeão mundial, no México, ou para as equipes de 1994 e 2002, é possível ver o quanto nós involuímos,  ou seja, andamos em marcha a ré. Muita correria e falta de habilidade nos jogadores. Lamentavelmente. E se fala em "velocidade" para os jogadores, desprezando-se, também, alguns mais experientes. Como se ter 34 ou 35 fosse velhice...

          O Brasil perdeu uma boa oportunidade para, na Copa América, por jogar alguns jogadores jovens que terão, em 2016, idade Olímpica (até 23 anos), para disputar a Olimpíada no Rio de Janeiro. Vamos levando na cabeça e não aprendemos. Acho que agora, com a descoberta dos casos de corrupção no futebol e mais essa "derrota", muitas mudanças vão acontecer...Assim espero!

Euclides Riquetti
27-06-2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos, peço-lhes a gentileza de assinar os comentários que fazem. Isso me permite saber a quem dirigir as respostas, ok? Obrigado!