terça-feira, 21 de julho de 2015

A Festa do Chá da Jujubinha

          A Júlia cresceu, está com 5 anos. Em férias da Girassol, vai ficar uns dias com a gente. E, no final do da segunda-feira, chegou entusiasmada da natação. Passara o fim de semana em Água Doce. Perguntei-lhe: "O que você fez de bom em Água Doce?" - Jujubinha me respondeu: Fui com o papai fazer uma "expedição urbana". Achei engraçado o termo. E contou-me sobre a aventura urbana que viveu em Água Doce.

         Depois: "Vovô, você sabe por que chamam aquela cidade de Água Doce? É porque, uma vez, um senhor chamado João Líbia estava com uma mula carregando açúcar, daí ela caiu no rio e o açúcar adoçou a água e a cidade virou Água Doce!" Interessante... É isso mesmo!

         Nesta terça, fomos ao mercado com ela: falou  que ia só pedir coisas saudáveis e não calóricas. Pegou duas  caixas de Snow Flakes  e disse que aquilo era mais saudável  do que as coisas que têm carboidratos. Que são cereais sem carboidratos.  E, na tarde, me convidou para participar de sua "festa do chá". Estendeu duas toalhas sobre um tapete e fez-me ajudá-la a retirar um  aparelho de chá para a brincadeira. "Este bule  é para o chá. Este grande é para o café. Isto aqui é para por leite. A cuia e a bomba para o mate". Sugeri que deveríamos colocar uma travessa com pedações de bolo e simulamos tomar um chá. Tomamos o chá imaginário e comemos o bolo real. Foi divertido.

          Crianças nos divertem. A Jujubinha é bastante criativa. Lê e escreve algumas palavras, inventa comidinhas, gosta de desenhar e pintar. Veste as roupas e calçados de sua avó e de sua mãe e organiza desfiles. Faz pose para fotos, sempre tem novidades para contar. Hoje me pegou no pé por causa de uma distração minha. Saí de casa com um pé de tênis de cada cor, de dois pares diferentes, de duas marcas diferentes. Estava com pressa para fazer a caminhada matinal e saí correndo. Distraído? Muito!...

Euclides Riquetti




         

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos, peço-lhes a gentileza de assinar os comentários que fazem. Isso me permite saber a quem dirigir as respostas, ok? Obrigado!