quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Mulheres impedias de dançar em Herval d ´Oeste: vergonha!


          Fiquei chocado, hoje. Não porque meu Vasco perdeu de 6 a 0 para o Internacional. Gosto de meu time, mas não sou um iludido. Os jogadores de futebol, a maioria sem instrução sequer do Ensino Médio, os políticos, boa parte deles, sem mesmo a conclusão do Ensino Fundamental, muita gente que ocupa as páginas das revistas em sua "coluna social", muita gente endinheirada e famosa escrevendo "presado com s em vez de escrever com z" e tem gente que chora por eles...

           Sou poeta, sou escritor de crônicas e de artigos, sou colunista do Jornal Cidadela e muito me orgulho disso. Fui professor, por  mais de 30 anos em sala de aula. E trabalhei com professores que deram aulas de Biologia e Química sendo veterinários, de Português sendo apenas contabilistas, de História, Geografia e Economia sendo advogados, de Educação Física sendo técnicos agrícolas, de Matemática e Física sendo engenheiros, enfim, pessoas sem formação específica para o exercício do magistério. Eu mesmo fui professor de Educação Física em Zortéa. A Legislação proibia que pessoas que não tivessem formação em Letras e Línguas lecionassem Inglês, Francês e Espanhol. Mas eu nunca reclamei de que, escolas particulares, utilizassem, como professores, jovens que tinham vivido algum tempo nos Estados Unidos. Que bom, os alunos tiveram professores melhores do que eu, pois eles moraram lá, praticaram a conversação mais do que eu...

          Ora, o que vi,  hoje na internet,  e ouvi no rádio me estarreceu. Segurei-me, muito, para não chorar, quando vi as imagens de uma ação policial acontecida na noite de ontem, por volta das 20 horas,  contra um instrutor de dança e alunas, mulheres, que têm aulas de dança na quadra de esportes do Bairro Santo Antônio, em Herval d ´Oeste. Certa de 140 mulheres recebem aulas de dança, com o instrutor Paulo Zanchett, que trabalha DE GRAÇA, É VOLUNTÁRIO, E AS ENSINA A DANÇAR. Foram impedi-lo de dar suas aulas, pois ele estaria no exercício ilegal da profissão. Ora, corporativistas, o corporativismo é um atraso na vida dos brasileiros. Vejam quanto já prejudicaram a sociedade com suas ações, as quais nem vou relatar aqui, mas que tolhem, frequentemente, o direito da população. A ação policial foi patrocinada pelo Conselho Regional de Educação física, com apoio da PM, sob o pretexto de que o Paulinho não tem habilitação para exercer a profissão de professor de Educação Física.

          Vejam quantos grupos da Terceira Idade, ou Melhor Idade, grupos de casais, reúnem-se e divertem-se, todos, dançando, com pessoas que têm conhecimentos da arte, para lhes ensinar. A Dança é uma arte, como é a Pintura, a Literatura, o Teatro, a própria Arquitetura. Não vejo, por exemplo, a instrução da dança como que não seja apenas arte. Se leis foram criadas para proteger determinadas categorias, que sejam apenas para proteger o exercício específico da profissão, não para práticas alastradas, apenas relacionadas distantemente do fim da mesma.

          Então, deverei eu, como poeta, exigir que as pessoas que escrevem poemas e que não tenham formação em Letras não publiquem o que escrevem? Ou deverei exigir que os políticos, os gestores públicos que não tenham formação em Administração entreguem os seus cargos? Você vai dizer: mas eles foram eleitos! E eu lhes direi: o Paulinho foi eleito, POR ACLAMAÇÃO, sem nenhuma restrição, para ensinar às mulheres de Herval, de todas as idades, a dançar. Aprendi a dançar, um pouco,  nos bailes da vida. Fiz um curso com uma instrutora que era pedagoga. Será que ela precisa ser impedida de ensinar as pessoas a dançar? E os artistas que dão palestras em oficinas de arte, estão errados? Precisam ser repudiados?

Luana Martins, publicou na internet o seguinte comentário, em resposta a alguém que comentou uma matéria relativa ao caso,  sob a alcunha de Professor, nesta manhã:              

"Gostaríamos de informar ao Professor, que sexta feira estaremos no mesmo local, as mesmas mulheres e as outras mais que fazem parte do grupo… DANÇANDOOOOOO… mesmo que sem o Paulo, e por favor levem todas as 4 viaturas de novo… como ocorreu e assustem a todos como fizeram… causando traumas e danos psicológicos as donas de casa que se encontravam no local… pois vamos sim dançar…. dar risada … tomar chimarrão … e levar os donativos para as entidades que esperam por eles todos os meses…. ahhhhh mas não esqueçam de levar o ônibus para prender a todas nós… ok?"

          Essas mulheres realizam ações de cunho social, ajudam as pessoas carentes e, sobretudo, envolvem jovens que, em vez de ficar fazendo coisas inúteis, fazem unicamente o bem para a sociedade hervalense e para elas mesmas. Ainda: Há mulheres que participam de atividades de dança e que buscam as academias para sua preparação física e mesmo para aulas de danças. É uma opção delas e as academias têm os profissionais adequados. Não serão mulheres dançando e fazendo o bem que irão atrapalhar o mercado corporativista.

Escreveu Everaldo Almeida:
 



"Agora não posso dar comida aos pobres,, porque não sou NUTRICIONISTA !!!
Não posso acolher um animal,,, porque não sou VETERINÁRIO !!!
Agora não posso rezar,,,, porque não sou PADRE !!!
Não posso escrever,,,, porque não sou ESCRITOR !!!
VÃO SE F.... (PERDÃO A PALAVRA)"

Posição de Lourdes Brandão (copiei do portal do caco da Rosa) "Quando essa situação chegou até nós, procuramos a Associação de Moradores e as mulheres para explicar que as aulas deveriam ser ministradas por um profissional da área”, comentou. De acordo com ela, desde então, o diretor de esportes, Wilson Matos, tem acompanhado as aulas, cadastrando as participantes, realizando avaliações e pedindo atestado médico. Além dele, duas enfermeiras estavam acompanhavam as atividades na quadra de esportes.
“Estamos dando todo o suporte e queremos resolver essa situação o mais breve possível para que as mulheres continuem com as atividades. O Paulinho se propôs a se matricular em um curso de educação física, para que possamos admiti-lo como estagiário”, informou a secretária. “Caso isso não aconteça, será remanejado um estagiário para dar continuidade ao projeto da associação”.
 
 
          Parabéns, mulheres de Herval d ´Oeste! Obrigado, Paulinho, por fazer o bem, DE GRAÇA, SEM BUSCAR NADA EM TROCA.

Euclides Riquetti
03-09-2015


         

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos, peço-lhes a gentileza de assinar os comentários que fazem. Isso me permite saber a quem dirigir as respostas, ok? Obrigado!