domingo, 25 de outubro de 2015

ENEM - Redação é bicho-papão?

         Dia de Exame Nacional de Ensino Médio, o ENEM, muita gente preocupada. Jovens e até idosos na parada! Os primeiros, ansiosos, buscando garantir o seu lugar na Universidade Pública, preferencialmente. Os "mais experientes", desejando mostrar aos outros ou a si mesmos que podem, que conseguem. E, muitas vezes, a força de vontade se sobrepõe ao talento, sim, levando pessoas ao êxito. E isso não vale apenas para os vestibulares, para as competições esportivas: vale para tudo o que tivermos que enfrentar em nossa vida. A maturidade é um grande aliado de quem já tem uma bela trajetória.

          Sempre gostei muito de trabalhar com os alunos na atividade de redigir. Desde os tempos do Cid Gonzaga, em Porto União, passando pelo Major Cipriano, em Zortéa, até no Sílvio Santos, em Ouro. No Zortéa, trabalhei com a Redação Escolar "Criatividade", utilizando manuais de Samir Curi Meserani. Havia um método de levar os alunos a perderem o medo e acostumarem-se a escrever belíssimas redações. E, a maioria, gostava de compartilhar os seus feitos oralmente. O método me foi apresentado pela nossa comadre e diretora, Vitória Leda Brancher Formighieri. Aderi, pois vi nele uma maneira de os alunos progredirem em sua forma de se expressar, criativamente.

          Na Escola Sílvio Santos, em Ouro, já ao final da carreira, recebi um manual de redação, "Técnicas Básicas de Redação", escrito por Branca Granatic. Havia métodos para se redigirem narrações, descrições e dissertações. Havia passos a serem seguidos, orientações sobre como escrever com segurança sempre que um tema nos é apresentado.

          Claro que, para produzir um bom texto, não é suficiente ter à mão um manual de redação. É importante ter boa bagagem de conhecimentos,  conseguidos através de muitas horas de leitura. Ler, ser um bom observador, ter acesso a escritos com boa qualidade gramatical e expressão, é fundamental. E,, com o domínio do conhecimento e das habilidades de expressar-se na escrita, ter a necessária calma, sem afobação. E isso o redator consegue se tiver a segurança de só quem tem método e quilômetros de leitura.

          Se você, leitor, leitora, quer tornar-se um bom redator, sempre é tempo. Vá em frente e sucesso!

Euclides Riquetti
25-10-2015
         

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos, peço-lhes a gentileza de assinar os comentários que fazem. Isso me permite saber a quem dirigir as respostas, ok? Obrigado!