sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Black Friday da enganação?

          Os brasileiros adoram uma "promoção". Também são fissurados numa "liquidação". Tanto que, mostra um canal de TV, numa loja, dois clientes se agrediram a ponto de rolarem pelo chão, para disputar a compra de um produto. Acho que isso foi nos Estados Unidos da América. Então quer dizer que lá, também, gostam de comprar na Black Friday?

           E não é para menos! As emissoras de tv e de rádio passaram a semana criando expectativas em relação ao "dia do consumidor", a "sexta-feira negra", em que o comércio coloca mercadorias à disposição da clientela com descontos significativos. Algumas anunciam descontos de até 80% em alguns produtos. Houve quem antecipasse o Friday para o Thursday, outras vão para o Black Saturday, outras ainda terão a Black Week, and so on...

           O Procon está tentando ajudar os compradores a se orientarem melhor. Muitos consumidores fizeram pesquisam e até fotografaram anúncios de lojas na semana passada. Eu mesmo andei "cuidando" disso aqui em Joaçaba e em alguns sites na internet. Numa loja de rede nacional, abordei um vendedor e pedi se o preço de R$ 1.049 por uma TV de Led era de promoção. Mostrou-me que o "real" era de 1.499. Que estava com desconto...Falei-lhe que, há uma ano, a mesma tv era anunciada a R$ 699,00. Até lhe disse que entendia que houve uma elevação do preço do dólar e que muitos dos componíveis são importados, mas que o produto fabricado na Zona Franca de Manaus não poderia, mesmo assim, ter um reajuste em seu valor de tamanha monta.

          Me disse uma vez um amigo e bem sucedido empresário, que as pessoas compram, quando nas ditas promoções, muitas coisas de eu nem precisam, porque "está barato". E ele tem razão. De minha parte, costumo comprar tudo quando convém, com antecipação, muita calma e muita pesquisa. E, se vejo que um produto está caro, costumo, respeitosamente, dizer ao vendedor que está caro e que sigo a "lei da oferta e da procura", sobre  a qual  meu professor Luiz Siviero Sobrinho me ensinou no Curso Técnico de Contabilidade, na CNEC de Capinzal, entre  1969 e 1971. E que, se as pessoas não comprarem, os preços terão que cair, pois é melhor para a empresa vender com menos lucro do que ficar com o produto encalhado.

          Ainda, ouvi muito rádio hoje pela manhã. Muitas chamadas, muitos preços razoáveis anunciados nos supermercados, mas não diferentes dos anunciados nas semanas anteriores. Não há, portanto, milagres a acontecerem, principalmente no que se refere aos alimentos e material de limpeza. No caso destes, vá ao supermercado e confira que os valores nas promoções não está pelo menos 25 ou 30% acima do que os anunciados há 14 meses atrás, antes das eleições. Tem preço alto da energia e do combustível na parada, além, claro, da elevação do preço do dólar. Mas nem todos os produtos são essencialmente embasados nesses itens, né?!

          Quero que minhas sextas-feiras sejam claras, com céu azul, com sol brilhando, e que terminem com céu estrelado ou com a bela lua cheia dos últimos dias. Apenas isso!

Euclides Riquetti
27-11-2015

       

         

Um comentário:

Amigos, peço-lhes a gentileza de assinar os comentários que fazem. Isso me permite saber a quem dirigir as respostas, ok? Obrigado!