terça-feira, 24 de novembro de 2015

Nosso Frei Bruno de Deus

Mais reprise...
          As rádios de Joaçaba e Herval D ´Oeste,  no período que se sucedeu ao carnaval e, acentuadamente nesta semana, massificaram a população regional com chamadas para a 23ª Romaria Penitencial de Frei Bruno. E, o fundo musical delas, muito  motivador,  não poderia ser outro: "Nosso Frei Bruuuuno de Deeeeus!"

          Fiquei encantado com as chamadas e motivado a presenciar, pela primeira vez, da Procissão que acontece na manhã deste domingo, saindo da Praça da Catedral, aqui de Joaçaba,  para o Cemitério Frei Edgar, onde se localiza o jazigo de Frei Bruno. Ao mesmo tempo, vem uma comitiva grandiosa da cidade de Luzerna e se encontram todos no cemitério. Espera-se que 50.000  pessoas se façam presentes, vindas de todo o Brasil. Frei Bruno está com processo de beatificação em andamento, pois há relatos de que tenha operado verdadeiros milagres e concedido milhares de graças.  A cidade tem o Monumento Frei bruno localizado no alto de um morro, no Bairro do Trigo. Está lá, com seu cajado, abençoando nossas duas cidades.

          Aliás, assim como no Nordeste Brasileiro é comum dar-se  nomes como  Severino ou Raimnudo para os filhos, aqui já é comum nomear-se os nascidos como Bruna ou Bruno, principalmente aqueles cujas mães tiveram muitos problemas na gravidez ou no parto. Acreditam que a intercessão do sacerdote as tenha protegido nos momentos difíceis.

          Frei Bruno foi nascido Hubert Linden, em Dusseldorf, na Alemanha, em 08-09-1876 e faleceu em Joaçaba em 25 de fevereiro de 1960.  Chegou ao Brasil, na Bahia, antes mesmo de completar os 18 anos. Depois foi para Petrópolis e, já sacerdote, veio para Santa Catarina, ao Vale do Itajaí. Em 1945 esteve exercendo seus ofícios religiosos aqui em Esteves Júnior, no Município de Piratuba. Depois foi a Xaxim e veio a Joaçaba com quase 80 anos. Era um sacerdote que não esperava as pessoas o procurarem, ele andava a pé, com um guarda-chuva grande e desbotado, indo de casa em casa para levar suas bênçãos. Quando debilitou-se, recebia cartas que respondia, pois não tinha mais condições físicas para deslocamentos.
        Na noite de sexta  foi realizada a Segunda Serenata a Frei Bruno, no grande Pavilhão que leva o seu nome e se localiza ao lado da Catedral Santa Terezinha. O locutor e animador cultural Jaime Telles conduziu o evento, que teve a participação de diversos cantores da região que entoaram hinos sacros m louvor a Ele. Aliás, o Hino a Frei Bruno foi composto pelo Telles, com quem tivemos várias parcerias, já, pois somos detentores de cadeiras junto à Academia de Letras de Santa Catarina. Admiro seu trabalho também como compositor e declamador. Situo entre os melhores declamadores que já conheci. É um paranaense talentoso que veio para nossas cidades e hoje está perfeitamente entrosado com as comunidades. É criterioso em seus comentários, muito respeitado por isso mesmo. Mas, o melhor de sua produção está justamente em poemas e no Hino a Frei Bruno. Escutá-lo interpretando aquilo que ele mesmo compôs faz bem  a nosso espírito.

Reverenciemos, neste domingo, com o fervor de nossas orções, "Noooosso Frei Bruno de Deuuus!!!

Euclides Riquetti
24-02-2013

Um comentário:

  1. Sou devoto de Frei Bruno e sempre que vou até aí costumo visitar seu túmulo.
    É uma coisa antiga, de quando moramos em Luzerna, década de sessenta..
    Minha mãe estava acometida de uma espécie de alergia, nas mão e nos braços,e não conseguia mais nem amassa o pão.
    Sua vizinha, dona Oli Doré, devota do frei, disse a minha mãe que já havia sido abençoada com suas intercessões. Minha mãe não teve dúvida e fez uma promessa de ira nove vezes, a pé, até sua sepultura e rezar o terço.
    A graça foi alcançada, minha mãe voltou a fazer seus afazeres domésticos e viramos devotos deste santo.
    Salve Frei Bruno!

    ResponderExcluir

Amigos, peço-lhes a gentileza de assinar os comentários que fazem. Isso me permite saber a quem dirigir as respostas, ok? Obrigado!