quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

A Arte em Ouro Preto - Igrejas - Pedras Preciosas - Comida deliciosa!

          A arte barroca está vivamente presente em Ouro Preto e em outras cidades históricas de Minas Gerais. Dentre as magníficas obras de arte e arquitetura, destaco duas igrejas localizdas em Ouro Preto: A Igreja de Nossa Senhora do Pilar e a Igreja de São Francisco de Assis, nesta a presença de Aleijadinho e de Mestre Ataíde, dentre outros.

          A Igreja de Nossa Senhora do Pilar foi erguida no início do século XVIII e, em suas paredes e nos seus componíveis, foram utilizados 434 quilos de ouro e 400 de prata, aproximadamente. Foi erguida em torno de uma capela já existente. É ponto de passagem obrigatória dos turistas, que ficam embasbacados diante de tanta beleza, arte e luxo.

          A de São Francisco de Assis reúne a arte do Barroco, projetada pelo Mestre Aleijadinho e elementos decorativos em Rococó. Também tem a presença do maior pintor colonial brasileiro, Mestre Ataíde, que dourou o seu altar-mor. Ambas foram tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e integram a Cidade Histórica de Ouro Preto, que é considerada Patrimônio da Humanidade. Num largo em sua frente, uma feira permanente de produtos a partir de pedras, material abundante em Minhas Gerais.

          Os mineiros são habilidosos na arte de talhar e polir e só mesmo vendo in loco se pode ter uma visão concreta da dimensão e o valor do trabalho dos artesãos mineiros. O centro de Ouro Preto, pelo seu charme e sua história, muito tem a oferecer aos turistas. Artesanato pode ser adquirido com preços módicos. O Topázio Imperial e o artesanato a partir da Pedra Sabão  são usados pelos artesãos locais e os produtos podem ser encontrados em abundancia na Feira do Largo de Coimbra e na Associação dos Artesãos de Ouro Preto, e em muitas lojas de sua área central. Pedras de todas as cores e formatos estão lá a nos encantar.

            Bons restaurantes, com comidas típicas, oferecem refeições com os mais variados níveis de preços. Comida para todos os gostos e preferências. O "conjunto da obra", que reúne arte, história e gastronomia, é um atrativo turístico brasileiro que atrai turistas de todo o mundo. Vale a pena estar lá, sentir o delicioso aroma das comidas, visualizar e profundar-se na arte e na arquitetura, enturmar-se com as pessoas e poder voltar para casa podendo recomendar aos amigos a cidade de Ouro Preto como um destino turístico notável.

Euclides Riquetti
03-02-2016

   :       

        


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos, peço-lhes a gentileza de assinar os comentários que fazem. Isso me permite saber a quem dirigir as respostas, ok? Obrigado!