quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

Trump está pondo o mundo de pernas para o ar?




Minha coluna no Jornal Cidadela - Joaçaba - SC:


Trump está pondo o mundo de pernas para o ar?
       O mundo anda horrorizado com as medidas tomadas pelo Presidente dos Estados Unidos da América, Donald Tramp. Seus trampos não são diferentes do que pregou na campanha, mas até boa parte de seus eleitores não estão acreditando no que estão vendo. Imagine, então, o que vai pela cabeça dos que votaram contra ele! Sempre tido como milionário excêntrico, com as pessoas achando graça nas suas maluquices, tornou-se admirado e bajulado por todos aqueles que viram nele exemplo de prosperidade. E, agora, diante da postura política dele, o que pensam?
       Muitos críticos dizem que ele não termina o mandato. Eu já penso diferente, imagino que ele vai ter que mudar. Vai valer pra ele aquilo que se diz por aqui: “Se não aprende pelo amor, aprende pela dor!” E ele vai ter muitas dores para lhe doerem, podem crer, leitores! Todas as medidas unilaterais que governantes tomam, sem analisar as suas consequências, resultam em efeitos contra eles mesmos. No caso do magnata, seus conselheiros nem ousam emitir opinião, pois sabem que isso nunca seria acatado. Confia em seu tino (questionável...) de ganhar dinheiro e acha que a administração pública é como a privada.  Já disse aqui: administrar a coisa pública, enquanto método, não é diferente. Diferentes, são as regras do jogo. E ele está se portando como um doido ditador, nada mais,
       Certamente que sua xenofobia seletiva, que o leva a proibir as pessoas de alguns países a adentrarem as fronteiras dos Estados Unidos da América, com o argumento de que pessoas de países de maioria muçulmana são todos perigosos, supostamente terroristas, será contradita pela Justiça Americana e até mesmo pelo seu Congresso Nacional. O que Trump está fazendo, resultará no isolamento dos Estados Unidos em relação a muitos povos do mundo. Ele imagina que o poderoso Estados Unidos não depende de ninguém. Ora, se outros países fecharem as fronteiras para eles, o que se sucederá?
       O nacionalismo de Donald Trump é totalmente demagógico, tanto quanto o populismo dos presidentes dos países de esquerda da América Latina. E esse tipo de coisa já nos mostrou que resultado pode dar. Ninguém pode viver isoladamente, toda a ofensa desencadeia a raiva, que pode se multiplicar e voltar contra o opressor, em efeito bumerangue multiplicado. Esperar para ver...
       Por aqui, a notícia de que a Prefeitura está contratando  a pista do Clube Comercial, para uso popular. Nada mais justo do que isso. Somos usuários da mesma, dezenas de pessoas a utilizam diariamente para corridas e caminhadas, centenas nos finais de semana. Houve injeção de dinheiro público lá em na década de 1980, o lugar é ótimo, é um equipamento propagador e gerador de saúde. Os joaçabenses precisam de locais assim para praticarem exercícios. Lugar arejado, sem montes de concreto, próximo à natureza, com boa altitude, tudo muito favorável. Imagino um estádio municipal naquele local, com aquisição de áreas para estacionamento, etc. Mas, sobre isso me referirei em outra oportunidade.
       Enquanto isso, continuamos atentos ao que se passa...
Euclides Riquetti – Professor Aposentado
Técnico em Contabilidade

Um comentário:

  1. Precisamos tomar um pouco de cuidado com aquilo que a mídia diz, seja aqui ou lá...Sabemos que esses jornalistas são empregados do grande capital. Eles defendem uma bandeira. Será que é a nossa?
    Quantas empulhações ouvimos, todos os dias, de Sandenberg, Mirian Leitão. etc, aqui na mídia nativa.
    A turma do Finacial Times, New York Times, Washington Post, Wall Street Journal, me parece, fazem a mesma coisa por lá.
    Essa é uma das grandes brigas de Trump que pode ser louco, mas bobo não é.
    A globalização de Reagan, Clinton e Obama fracassou redondamente, matando empregos pelo mundo inteiro, inclusive os do império que ao transferir plantas e fábricas pelo mundo afora, hoje colhe seus frutos.
    Não creio, também, que o esquerdismo seja um problema, ele é igual ao direitismo, comunismo e todos os ismos que existem por aí. Afirmar que o fracasso da América Latina é decorrente disso soa-me falso.
    Os fracassos da América Latina decorrem principalmente de sua formação e também pelo dedo do império, sempre interessado em tomar nossas riquezas.
    Dá bem para sentir aquilo que estamos vivendo hoje no Brasil, basta alguém ou um grupo tentar diminuir a pobreza, distribuindo algumas migalhas que os ofendidos de sempre (classe dominante) age, como agiu. Entendo que esse é nosso grande problema juntamente com a mídia (quarto poder) individualista e entreguista.
    Desse modo vejo Tramp como uma grande incógnita, não como nosso maior problema. Claro que suas atitudes no governo da maior potência nos afetarão, mas será que devo acreditar cegamente naquilo que a mídia diz?
    Para reflexão: "Uma mídia cínica, mercenária, demagógica, e corrupta formará um público tão vil como ela mesma"- Joseph Pullitzer,

    ResponderExcluir

Amigos, peço-lhes a gentileza de assinar os comentários que fazem. Isso me permite saber a quem dirigir as respostas, ok? Obrigado!