segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

O Amílcar e as grandes invenções


caixa térmica de isopor 60 litros cerveja refrigerante agua




         Reencontrei-me com o amigo Amílcar, em Cansvieiras. Ele mora em Palmas e tem um filha em General Carneiro. A netinha está para completar sete anos. Fazia uns três  anos que não o via. Há quatro, nos encontramos lá na praia. Eu estava com a Dona Patroa e ele com a Nena. Bem humorado, fomos comemorar nosso reencontro no Espetinho de Ouro. O Everton, lá do Espetinho, me chama de Chapecó. E sempre me anima quando o meu Vasco cai para a Série B do Campeonato Brasileiro. Agora, eu o consolo porque é a vez de seu Inter ir passar na B. Um pequeno estágio...

          O Amílcar ganhou um bom dinheiro ajudando o genro com os negócios de erva-mate. Contou-me que esteve em Bituruna comprando uns vinhos. Disse-me que conhece alguns amigos meus de lá e que o pessoal vem pro Carnaval de Joaçaba. Vem o prefeito Claudinei, o vice Rodrigo, o vereador Nhoatto, o Jairo Ravanello, da Bitur e a Rosane, mais um casal. E um ônibus cheio de gente pra desfilar pela Aliança, resultado de nossas visitas com amigos daqui e da ação especial de minha amiga Lola Possamai Heberle junto à Primeira Dama de lá.

          Agora, como de costume, ele nem dá muita chance pra Nena falar:

          "Riquetto, sabe das maió invencioión que za fizero?"
       
            "O que fizeram agora, Amílcar?" - pergunto.

           E ele fala: "Bem pió do que os bregueçço lá do Porto. Zá viu invención mais feia que Clio Sedan? - Se tivé coisa mais feia me percure..."

          Depois foi emendando: "A maió incención pra farofero: a cassa (caixa) de isopor... os cara péga e compra cerveza de promociíon, bota no isopor e vai encê  (encher) a cara na praia...." E a maió invención pro Gaússo (Gaúcho) foi o ispeto, proque se num tivesse o ispeto ele ia tê que zogá (jogar)  tuda aquela carne fora... só sabe cuzinhá no ispeto"! I a maió invención pro zenro foi a sogra, proque se não aguenta mais  a muié, devorve pra ela!

          Quase me matei de rir. Tentei devolver algumas coisas a ele: Olha, a maior invenção para a autoridade pública foi a multa. Mas também tem a tal de licitação...Pra quem não gosta de tomar banho, o desodorante, para os argentinos inventaram a praia de Canasvieiras.

         E ele emendou: "I pros americano o Donaldo Trampe..."

         Imagine, leitor, quanto rimos com o Amílcar. Então ele finalizou: Vanceis virum, quando feio carregando angúria (melancia)  na barriga? - Parece que por aqui  tem muito homem grávido!

Euclides Riquetti
06-02-2017


 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos, peço-lhes a gentileza de assinar os comentários que fazem. Isso me permite saber a quem dirigir as respostas, ok? Obrigado!