quinta-feira, 27 de abril de 2017

Corrupção: um mar de lama!






       A corrupção é um mal muito nocivo para os povos. Tem histórico milenar no mundo. No Brasil, sempre se tratou dela com pouca importância. Costumava-se a atribuir os casos que vinham a público como “intriga da oposição”. Mas agora, com todas as evidências e os fatos divulgados nos meios de comunicação, a população sabe que ela realmente se consolidou, vindo de há muito tempo, porém  escrachada no presente milênio. E, com muita ousadia,  a partir dos Governos de Lula, Dilma e, por extensão, de Michel Temer.
       Vou ater-me em poucos exemplos, mas de significativa importância para o entendimento de como a corrupção pode se universalizar: “Numa empresa, os caminhões são escalados para prestarem os fretamentos de acordo com a apresentação dos veículos “na fila” do local de expedição de mercadorias. O primeiro que retorna de uma viagem de entrega, fica na frente da fila. Depois, os demais vão-se enfileirando conforme a sua ordem de chegada. Assim, há uma forma justa e igualitária, por que não dizer democrática, de se concederem os fretes”.  Parece verdadeiro e justo, mas nem sempre o é. Senão vejamos:
       Uma vez, há duas décadas pelo menos, um caminhoneiro me dizia que, na empresa onde carregava, quem “molhava” a mão do encarregado da expedição, pegava os melhores fretes. Perguntei como o cara poderia beneficiar uns e prejudicar outros e ele me falou que o favorecimento ocorria na hora da emissão das notas e autorização para as cargas. Então, para os amigos, os fretes melhores, considerando as estradas, os locais de entrega e a possibilidade de receber à vista ou não os valores correspondentes ao serviço prestado. Tem lógica? Tem, sim senhor! Para os outros, as estradas piores, as entregas em lugares inóspitos, o risco de voltar sem receber os valores pelo transporte.
       Claro que nos tempos atuais as empresas têm muito mais condições de monitorar isso, mas, depois de tanta notícia doida, duvidar de quê? Você, leitor, deve ter visto, em sua vida, muitas formas de as pessoas se corromperem por pouco ou nada.
       Mas, o grande e grave assunto relativo à corrupção, no Brasil, teve seu ápice na semana passada, com a divulgação de parte dos textos das delações dos integrantes do Grupo Odebrecht. Coisas que podem mudar os rumos da política, inclusive em nosso estado. Os brasileiros já não conseguem discernir as diferenças de valores, o que é muito, e o que é pouco. Mas a Odebrecht, sozinha, distribuiu mais de dez bilhões de reais em “ajudas” a políticos, por diversos meios. Para os políticos catarinenses, pouco mais de vinte milhões de reais. Uma prefeitura conseguiria fazer umas 400 casinhas para quem não tem, com o que veio para nossos conterrâneos. E, com o dez bilhões, 200.000 casinhas de R$ 50.000,00 cada. Isso com o que a Odebrecht pagou.  E, com tudo o que foi movimentado por outras empresas? Se começarmos a fazer muitas contas, vamos nos atrapalhar. Melhor deixar por conta do leitor, que precisa cuidar-se para não afogar-se no mar de lama que se instalou em nosso território político brasileiro. E cuidemos de cobrar para que a justiça seja feita com os infratores .
Euclides Riquetti – Escritor –
Membro da ALB/SC

Meu texto no Jornal Cidadela, de Joaçaba, em 21-04-2017

Um comentário:

  1. Riquetti, permita-me fazer alguns comentários - onde você diz:
    1. (...) Ousadia a partir dos governos Lula , Dilma, e por extensão de Michel Temer...
    A afirmação acima confirma aquilo que a mídia, principalmente Globo e Folha de São Paulo repetem diariamente. Aqui há uma completa inversão da verdade, porque a corrupção não cresceu nos governos Lula/Dilma ela é herança dos governos anteriores (Sarney, Collor, FHC). Dilma caiu porque não concordou com aquilo que era prática comum, principalmente no PSDB e PMDB. Quando ela contrariou essa turma apareceu a figura do impoluto Eduardo Cunha que com o apoio irrestrito do STF, Sérgio Moro, Polícia Federal, Globo e todos os políticos comprados com o dinheiro da Odebrecht e outros deram o golpe e colocaram em seu lugar um dos brasileiros mais corruptos da nossa história, Michel Temer, Então misturar Lula/Dilma com Temer não dá. Essa é a mentira maior que a mídia cachorra repete todos os dias ad nauseam.
    2.(...) Os brasileiros não conseguem discernir as diferenças de valores, o que é muito e o que é pouco...
    Aqui procurei me informar sobre a tal corrupção, que a mídia elegeu e empurra diariamente guela abaixo como o principal problema brasileiro.
    Nunca devemos esquecer que Lacerda já usou, com maestria, diga-se de passagem, essa mesma técnica para derrubar Getúlio o pai dos governos Lula/Dilma. Então, se você olhar o história recente do Brasil tudo fica mais claro, mais fácil de entender.
    Celso Vicenzi, teu conterrâneo, tem um estudo interessante sobre o PIB e a corrupção.
    PIB brasileiro de 2013 RS 5,52 trilhões
    A corrupção representa segundo Vicenzi 1,1% do valor do PIB, aproximadamente RS 67 bilhões
    A sonegação onde estão Globo e seus protegidos representa 8,2% do valor do PIB, RS 500 bilhões.
    Isso o povo não sabe, pois como dizia Roberto Marinho: "o importante não é o que eu (a Globo) digo, mas o que deixo de dizer", aquilo que é omitido.
    O maior problema do Brasil é a maldita concentração de renda, atrás desse mal vem toda a corrupção que falamos...
    Sobre o assunto o sociólogo italiano Domenico de Masi disse:
    "a corrupção sempre existiu no País. O Brasil tem mil outros problemas para resolver...
    "combater a iniquidade social talvez seja o mais urgente deles. Você pode acabar com a corrução - algo difícil em qualquer sociedade, mas se mantiver a desigualdade nada muda".

    ResponderExcluir

Amigos, peço-lhes a gentileza de assinar os comentários que fazem. Isso me permite saber a quem dirigir as respostas, ok? Obrigado!