domingo, 23 de abril de 2017

O IV Encontro da Família Richetti em Capinzal

A imagem pode conter: 1 pessoa

          Os descendentes de Pachoale Richetti, meu bisavô, reuniram-se em Capinzal, SC, nos dias 21 e 22 de abril de 2017, sexta-feira e sábado. Imagino que havia cerca de 300 pessoas no local do evento entre participantes e colaboradores.Na noite de sexta, uma agnholinada, no Centro Educacional Celso Farina. No sábado, atividades culturais e confraternização, no mesmo local. Por volta de 9 horas, foi realizada a solenidade de abertura, dirigida pelo Marlo Matielo. A equipe responsável pelo evento foi capitaneada pelo coordenador Maico Riqueti,  pela Tânia Richetti, e pela Denize Costenaro Riquetti.

          No ato solene, a cidade de Capinzal esteve representada oficialmente pelo Prefeito Nilvo Dorini, que deus boas vindas aos visitantes.  Paraí, pelo seu Prefeito Oscar Dal ´Agnol, que faz parte da família, e pela vereadora Catiane  Richetti Trevizan, Presidente da Câmara Muncipal daquela cidade. De São Jorge, RS, o vereador Clóvis Richetti, cidade que sediará o V Encontro, em 2019.

          Destacamos, quando da abertura da festa, um vídeo em que é entrevistado meu tio Victório Richetti, filho de Frederico, único neto do imigrante Paschoale remanescente. está com 90 anos e tem uma memória de nos causar inveja. relatou sobre a vinda de Pachoale e a esposa maria Margherita Corona, da Itália, em 1977, quando chegaram a Caxias do Sul. Depois, alguns fatos engraçados, sobre os quais ainda me referirei.

          Tivemos a celebração de Santa Missa na Matriz São Paulo Apóstolo, com o Padre Virgilino Richetti auxiliando o padre local. O comentário da missa foi realizado pela prima Elba Andrioni Baretta, nora de Maria (Marietina), filha de Frederico, e por outras descendentes. Uma celebração simples, com participação de familiares no momento do ofertório. o Coral Píccola Itália Del Oro, do qual fazem parte alguns dos descendentes dos Richetti, fez a entoação dos cantos, com conotação religiosa e cultural.

         Durante todo o dia, revimos parentes que não víamos desde os encontros anteriores, e alguns já de longa data.  A Richettada é muito divertida e vai ficar como marcante em nossa memória.

          Almoço no Centro Educacional Celso Farina, com a presença de Richettis e Riquettis de diversos estados brasileiros e do Paraguai. Depois, apresentações artístico-culturais pelo Píccola Itália, muito aplaudidas, e show dançante com o Jurandi Riquetti, de Lacerdópolis, filho do tio César e da Rosina (que chamavam de Rosalina ou Rosalinda), e um parceiro dele.

        Escolhida a cidade de São Jorge para a edição da próxima festa, as pessoas começaram a retornar para suas cidades de origem.

          Abraços em todos os que atuaram para que os participantes pudessem ter conforto, bem-estar, boa comida e muita alegria no evento.

Euclides Riquetti
23-04-2017



         




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos, peço-lhes a gentileza de assinar os comentários que fazem. Isso me permite saber a quem dirigir as respostas, ok? Obrigado!