quarta-feira, 3 de maio de 2017

Contorno viário de Joaçaba: falhamos em quê?




Resultado de imagem para foto contorno viário de Capinzal

Ponte sobre o Rio do Peixe, ligando Ouro e Capinzal - SC
em construção - obra integrante do contorno viário
daquelas cidades


Contorno viário de Joaçaba: falhamos em quê?
       A construção do contorno viário de Ouro e Capinzal vai de vento em popa! Costumo falar com orgulho daquela obra, pois dei minha contribuição redigindo a documentação reivindicatória, há uma década. Também participei da escolha do trajeto, juntamente com o Engenheiro José Euclides Albuquerque, do Deinfra, aqui de Joaçaba, do então prefeito do município de Ouro, José Camilo Pastore, e do saudoso Eloir Zeferino de Oliveira, Diretor de Transportes daquele Município. Andamos pela área, escolhemos o traçado, e o Engenheiro Euclides fez um pré-projeto, que entregamos ao Governador. Já no mandato do Prefeito Neri Miqueloto, com Raimundo Colombo Governador, tínhamos os recursos assegurados no Orçamento de Santa Catarina para pagar o projeto. Porque, durante anos, participamos das audiências públicas do orçamento estadual regionalizado e colocamos a obra como prioritária na microrregião.
       O tempo passou e nós realizamos marcação cerrada. Atuamos juntamente com Leonir Boareto, Prefeito de Capinzal, e seu secretário Edson Cassiano. Eu mesmo conduzi as audiências públicas, realizadas no Centro de Eventos de Caravággio,  em Ouro. Reunimos 600 pessoas numa tarde de dia útil! Colocamos os secretários da Prefeitura dos dois municípios para irem às casas dos moradores da Rodovia Ouro/Jaborá, pois na mesma pauta tínhamos o foco na pavimentação daquela rodovia.  Grandes obras públicas só acontecem com bons projetos, boa concepção técnica, muita argumentação e ação política. Mesmo com os entraves, a obra da Ouro/Jaborá vai ser retomada neste semestre.
       O contorno viário de Ouro e Capinzal vai comportar duas pontes: uma sobre o Rio Leãozinho, em Ouro, que está concluída, e uma sobre o Rio do Peixe, que deverá ficar concluída em no máximo três meses, uma vez que está com todos os pilares prontos e o assentamento das vigas em andamento. A estrada está aberta e agora é só iniciar o assentamento da base e o seu asfaltamento. Quando chegar o período eleitoral, no próximo ano, as obras estarão inauguradas!
       Já falei aqui que há uns três anos fui convidado pelos vereadores Chico Lopes e Vilmar Zílio a falar sobre “contornos viários”, na Câmara de Joaçaba, presentes os prefeitos Guindani, Rafael Laske e Moisés, a maioria dos vereadores de Joaçaba e os presidentes do Legislativo de Herval, Joaçaba e Luzerna. Redigi um documento ao Governador Colombo reivindicando o patrocínio do projeto... Levei o texto num pen-drive à AMMOC onde foi impresso para que fosse assinado “pelas autoridades” e entregue pelo Presidente da AMMOC, Moisés, em Florianópolis. Agora pergunto: Não andou? Ou não tiveram êxito? Empenharam-se, politicamente para que houvesse êxito no pleito? De quem foi a omissão?
       Por aqui, muita revolta de proprietários de imóveis com relação ao IPTU dos imóveis, mais caro do que em cidades com mais de 300.000 habitantes. E os joaçabenses, estão s cansados de esperar pelo contorno viário, vendo todos aqueles caminhões enormes passando pelo centro de Joaçaba, causando confusão no trânsito, por falta de opção de passagem. E, o tempo vai passar, sabemos que da reivindicação à entrega de uma obra, passa-se uma década. Então, vamos ter que aguentar, ainda, muitas dores de cabeça em nosso trânsito. Agora, quem vai formatar e liderar a pauta? Com a palavra, o Prefeito Dioclésio!
Euclides Riquetti – Escritor
Membro da ALB/SC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos, peço-lhes a gentileza de assinar os comentários que fazem. Isso me permite saber a quem dirigir as respostas, ok? Obrigado!