quarta-feira, 5 de julho de 2023

Conversando com alunos do Mater Dolorum, em Capinzal

 




                                        

       Na segunda, 03, estive em Capinzal para participar de um evento escolar nas dependências do Colégio Mater Dolorum. Uma sala com a parede ao norte arredondada, onde um vitral ali instalado nos primeiros anos da década de 1960 nos possibilita ver a parte central das cidades gêmeas, Ouro e Capinzal. O Rio do Peixe segue ali, agora calmo e silencioso. O Capinzal, de tantas histórias e memórias, está sumido em meio ao casario e aos prédios que se implantaram ao logo dos tempos. É o local onde foi nossa sala dos professores e, em outros tempos, a Biblioteca, a Secretaria, e mesmo o Pré-primário, onde meu filho Fabrício e as filhas Michele e Caroline tiveram aulas. Saudosas lembranças voltaram-me à mente. No Mater fui aluno, professor e pai!

     Fui convidado pelo estudante Cauan Tonial, filho do amigão Rafael, que foi meu aluno no Sílvio Santos, e pelo próprio pai, a participar de um evento da Trilha Atelier Mater Dolorum. O Mater, que tem uma história bonita e importante, é uma grande expressão da educação do Vale do Rio do Peixe, sempre se destacou pelas atividades culturais e educacionais, como por exemplo o Simpósio da Educação. Seus alunos buscaram as fronteiras nacionais e internacionais para levar e buscar conhecimentos. A escola é berço de importantes profissionais e artistas de todas as áreas. 



       Fui bem recepcionado, inicialmente, pelo Cauan e o professor Giovan, que foi meu aluno no Sílvio Santos. A professora Raíssa, com sua habilidade e simpatia, foi a que conduziu nossa "reunião", em que depusemos sobre fatos importantes de nossa vida, dentro da ótica madura do Envelhecer com saúde, na temática "Valorização do Envelhecimento". Fui ladeado pelos outros participantes, Hilário Rossetti, Aquiles Mantovani, Alfredo Franke, as senhoras Vitória e Mara, e o colega professor Sílvio Scalsavara. Havia um grupo de 23 estudantes do Ensino Médio presentes, atenciosos e educados. 





       Cada um dos convidados pôde relatar um pouco sobre suas experiências de vida,  relatando fatos com precisão, estabelecendo uma relação de empatia entre falantes e ouvintes. Foi, para mim, mais uma experiência importante, pois gosto de me conectar, presencialmente, com velhos e novos amigos, assim como já fiz em outras ocasiões em escolas de Capinzal, Ouro, Zortéa e Joaçaba. Construo minha história na relação com as histórias dos outros. Parabenizo os organizadores e os que se dispuseram a dividir seu conhecimento e a sua maturidade com os demais.

       Um grande abraço em todos, carinhosamente. 

      Euclides Riquetti

05-07-2023

      

Um comentário:

  1. Foi um momento de aprendizado muito importante ❤
    Obrigada pela colaboração do senhor, vai ser sempre muito bem vindo em nossa escola!

    ResponderExcluir

Amigos, peço-lhes a gentileza de assinar os comentários que fazem. Isso me permite saber a quem dirigir as respostas, ok? Obrigado!