segunda-feira, 22 de janeiro de 2024

Aniversário do Japão Belotto na Barra do Leão

 



       O Japão é um cidadão de muita sensibilidade e morador de Joaçaba há meio século. É nascido na Barra do Leão, um distrito de Campos Novos. Conheço o lugar desde minha adolescência, quando meu pai, Guerino, era Diretor do Grupo Escolar André Rebouças. Foi um povoado próspero na época do ciclo da madeira. A estação de trem dali era movimentada. Os vagões da maria Fumaça Transportavam madeiras serradas para os maiores centros comerciais brasileiros e para as exportações. Tenho agradáveis lembranças daquele lugar, onde joguei futebol na juventude e na maturidade, contra o Flamengo local. 

       No sábado, 20, Ademar Augusto (Japão)  Belotto recebeu os amigos com um delicioso e bem preparado costelão, preparado pelo Carlinhos Andrioni. O Japão está comemorando seus 80 anos de vida bem vivida. Aqui em Joaçaba é uma figura conhecidíssima, tendo sido locutor da Rádio Catarinense e é presidente do Sindicato dos Taxistas. Sua liderança é incontestável. Além de meu amigo, é meu leitor assíduo na minha coluna semanal do  Jornal Cidadela. 

      Conheci-o em 1981, quando eu morava em Ouro, era professor de Inglês e ainda Secretário do Prefeito Ivo Luiz Bazzo, de saudosa memória. A antiga Acaresc, hoje Epagri, era conveniada com a Prefeitura para dar assistência técnica aos produtores rurais. O Escritório Regional se localizava em Joaçaba. na época, havia em funcionamento no Brasil os Clubes 4-S. Eram similares aos 4-H dos Estados Unidos. Um técnico muito ativo na nossa microrregião era o Venâncio Mengarda. Costumávamos receber agrônomos, biólogos e botânicos que vinham dos Estados Unidos para conhecer o trabalho daqui e motivar os jovens rurais para as lides da agropecuária. Fui convidado pelo Venâncio para atuar como intérprete na vida de duas pessoas de Virginia Beach: Stephen James Dagwel e Marylyn Perney. 

       Mengarda me procurou e convidou para atuar como intérprete durante os dias em que os norte-americanos estivessem por aqui. Participei das atividades deles em Linha Caçador, Ouro; Empresa Velha, Capinzal; e Km 16, em Joaçaba. Eles discursavam e respondiam às perguntas dos presentes e eu fazia a interpretação. Em Joaçaba, o Ademar Augusto (Japão) Belotto me convidou para atuar como intérprete para uma entrevista à Radio Catarinense, da qual era repórter. Fizemos uma entrevista de uns 40 minutos. Foi de suar!

       A partir de então, criamos crescentes laços de amizade eu e ele. No ano 2000, ele era gerente regional da Cohab - SC. Na inauguração do Bairro Kleinubing, em Ouro, na administração de Sérgio Durigon e José Camilo Pastore, inauguramos um conjunto de 50 casas ali e o João Paulo Kleinubing, filho do ex-Governador e então Senador Vilson Pedro Kleinubing, de saudosa memória. Como as verbas para o projeto foram obtidas por este em Brasília, o filho foi convidado para representar o falecido pai.. O staff do Japão e nossa equipe organizamos o evento inaugural e eu fui o mestre de cerimônias. No discurso da ocasião, o Japão mencionou que em Joaçaba um conjunto residencial da Cohab que fora iniciado no governo anterior estava sendo finalizado e que os apartamentos estavam à venda. 

       Visitei-os nos dias seguintes em seu escritório e tomei conhecimento das formas de venda. Eu tinha minhas filhas morando em Joaçaba para estudar e adquiri um apartamento, que tenho até hoje e é usado por uma das filhas e uma neta. A atenção que ele me dispensou e de sua secretária, foram facilitadoras na negociação e eu fiquei muito agradecido por isso. 

       Há 15 anos vim morar em Joaçaba e sempre o encontro nos mercados, nas ruas ou em seu ponto de táxi, aqui ao lado da estação rodoviária. Quando ele me convidou para sua festa d aniversário, aceitei o convite e confirmei minha presença de imediato. 

       No sábado, ele emocionou-se, como sempre o faz, ao falar de seu irmão Ademir Pedro Belotto, que tinha até como se fosse um filho, além de irmão. Jussara, esposa do "Belo" e Thiago, filho, lá estiveram. Depois, chegou também seu irmão BIDE, também aniversariante, com idade avançada, mas lúcido e com boa saúde. 

       No evento, reencontrei amigos de longa data e parabenizo o sensível e inteligente JAPÃO pela data, desejando que tenha muita saúde e possa continuar vivendo com entusiasmo e alegria, dando bons exemplos às novas gerações e mostrando que, com trabalho honesto, é possível ter um padrão de vida muito digno.


Euclides Riquetti

22-01-2024

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos, peço-lhes a gentileza de assinar os comentários que fazem. Isso me permite saber a quem dirigir as respostas, ok? Obrigado!