quarta-feira, 29 de maio de 2013

Reafirmando a falta de cultura de participação (em Joaçaba).

          Sabe aquele papo de dois amiguinhos que se encontram na rua e um diz ao outro: "Ontem, um monte de diversão e hoje nada?!"

          Pois bem, vivemos algo parecido com isso em Joaçaba neste início de semana. Acho que o pessoal da chapa branca não conversou entre eles. E, no caso, muito bem se aplica o termo: "Eu não sabia de nada!" 

          Na segunda-feira, 27, à tarde, Reunião do Conselho de Desenvolvimento Regional da SDR de Joaçaba, em Ibicaré, que requer a presença de Prefeitos, Presidentes de Câmaras, Conselheiros Representantes da Sociedade Civil e todo o staff de gerenciamento dos negócios da Secretaria  Regional.

          Até aí, tudo bem, era à tarde, não coincidia com os eventos da noite, embora o mesmo perfil de público também estava convocado para a Audiência Pública da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, para às 19 horas, na sala de sessões da Câmara de Veradores de Joaçaba. Durante o dia, nenhum site e nem a principal emissora local mencionaram que isso iria acontecer. E, no mesmo horário, Abertura da Conferência Nacional das Cidades, no âmbito local,  no Auditório Afonso Dresh, na UNOESC-JBA.

          Fiz aquela ginástica, pois não queria perder nenhum dos eventos, que considero os mais importantes para os interesses da população de Joaçaba e da microrregião da AMMOC.  Apresentei-me às 18,45 na AP da Alesc, assinei a Lista de Presenças (fui o primeiro) e fiquei ali por meia hora. Quem deveria dar o exemplo não estava lá na hora. Nem depois! Vi o pessoal do Ouro, de Herval d ´Oeste, Treze Tílias e alguns amigos de outras cidades ( o menor número, seguramente de Joaçaba). Estes estavam na Conferência das Cidades.

        Fui para lá, agora é meu chão, precisava participar. Cerca de 140 pessoas presentes na abertura, onde destaco a fala da professora Doutora Eliane Fillipin e do ex-Ministro do Planejamento, Alexis Stephanenko, que agora reside aqui em Joaçaba. Deram-nos uma aula sobre visão de  Planejamento. Quero registrar que encantei-me também  com o discurso do Sr. Euro Balvedi, Secretário Municipal de Planejamento, o qual  nos relatou sobre a História de Joaçaba e o porquê de vivermos o caos da mobilidade.

          Às 21, voltei  para a votação das propostas de prioridades regionais e a AP já havia acabado. Mas fiquei muito feliz com as escolhas, não podia ser melhor: 1) Implantação do Contorno Viário para Joaçaba, Luzerna e Herval d ´Oeste; 2) Regionalização e Ampliação do Aeroporto de Joaçaba; 3) Construção do Contorno Viário de Ouro e Capinzal. Este já tem projeto executivo e licenciamento ambiental. Foi aprovado numa audiência pública com mais de 600 pessoas em Ouro, no ano passado. O de Joaçaba, reivindicado há mais de duas décadas, anda não tem projeto. Depois que escrevi em minha coluna no Cidadela sobre isso começaram a falar em contratar uma empresa para fazer o projeto, aqui.

          E, na terça, 28, o dia todo na Conferência das Cidades. Se na noite de abertura havia 140 participntes, dificilmente ontem se verificou, num mesmo  momento, a presença de mais de 80. Graças à presença de professores e acadêmicos. E, com 60 delegados habilitados, as votações que iniciaram com 36 deles presentes, acabou com apenas 31, isso porque uma das articuladoras pedia, a toda a hora, que não fossem embora. E, ao todo,  44 pessoas entre delgados, técnicos e ouvinte ali presentes ao final. É pouco! Muito pouco... Nem vou falar da diminuta  representação política porque aí vão dizer que sou apenas mais um que critica. Mas que dá vontade, dá! Mais uma vez pude constatar a vergonhosa falta da "cultura de participação" em Joaçaba. Acho que na abertura foram lá pela curiosidad em  ver o Stephanenko...

Euclides Riquetti
29-05-2013



        
    

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Errata: não fui por motivo alheio à minha vontade - doença na família - e não ter sido delegada hahaha

    ResponderExcluir
  3. Herval d'Oeste teve menos participação, mas quem foi trabalhou nas propostas.
    Joaçaba não divulgou, pelo menos não vi mobilização.
    Um perfil no Facebook foi criado no dia!
    E mais: acompanhei boa parte via on line, apesar de ter sido indicada como delegada - por motivo muito alheio à minha vontade não pude me fazer presente - mas o que percebi durante o dia foi um engolir de propostas que eram impostas por pessoas que têm interesses nem sempre tão alinhados com o da população em geral.
    Joaçaba teve uma Conferência "Chapa Branca".

    ResponderExcluir

Amigos, peço-lhes a gentileza de assinar os comentários que fazem. Isso me permite saber a quem dirigir as respostas, ok? Obrigado!