sábado, 1 de junho de 2013

Conversa séria com a Juju!

        Numa manhã desta semana,  tive uma incumbência que me dá muito prazer:  levar a netinha Júlia à sua Escola, o Girassol.  Localiza-se onde antigamente funcionava o Colégio Cristo Rei, num lugar privilegiado, com uma bela vista para a cidade de Joaçaba. No trajeto, vai-me contando seus causos e eu a estimulo a me contá-los. Criança que conta causos e é estimulada, terá facilidades para escrever, sempre.

          Primeiro, na rótula  próxima aos Pegoraro, logo depois da Gruta de Nossa Senhora de Lourdes, estava preocupada com a jaqueta do uniforme, que estava na mochila. Estava levando-a para o caso de esfriar, e não queria perdê-la porque "é nova". Já tem noção de que é preciso cuidar de suas coisas, apenas com 3 anos e 1 mês. Queria certificar-se de que estava dentro de sua mochilinha rosa.

          Depois, me vem com essa: "Vovô, sabe que não dá pra fazer trancinha no teu cabelo?" - Pergunto-lhe por que motivo, e ela: "É que o vovô não tem cabelo!..."

          Até tu, ó Júlia, imaginei! Ri...  E ela abriu aquele sorrisinho esperto, bonito, jogou o cabelo para o lado com a mão, e continuou a entabular conversa, falando que ia encontrar seus amiguinhos, que gosta da sua profe e da outra profe também. E emendou: "O vovô Adão tem cabelo preto. Mas não dá pra fazer trança nele também,  porque é curto"... Fiquei sem comentários.
       
         E, mais adiante:  "A mami Line é  bem maluquinha!"

         Pergunto por que a mãe dela seria maluquinha, e ela:

         " É que ela não dirige certo. Ela não sabe por a ré no carro dela!"

         "E você, sabe?",  pergunto.

         "Sei, meu pai me ensinou!  É assim, ó... E mostrava-me os movimentos, graciosamente, com a mão direita, de como faria para por uma marcha à ré no carro do pai dela. E, como se fosse uma adulta, ia pondo opinião em tudo:

        "Não sei porque tem tanto carro parado ali do lado da rua. Olha quantos, vovô! Tem  preto,  branco,  vermelho,  e aquele ali", apontou com o dedinho. Falei-lhe que aquele era um carro  prata, igual àquele carro que o vovô tinha antes, que vendeu. Ela lembrava, tem uma bela memória. E contava:  " um, dois, três"...., até dez.

           Depois, à tarde, já em casa, quando todos pensavam que ia comer e descansar, vem com essa:

          "Vovó, nós não vamos mexer nas flores lá do jardim?"

          E lá vai a vovó fazer a parte dela, que a minha eu já fiz no dia.

Euclides Riquetti
01-06-2013





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos, peço-lhes a gentileza de assinar os comentários que fazem. Isso me permite saber a quem dirigir as respostas, ok? Obrigado!