segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Dona Bruna Calza - nossa mais sincera homenagem

          Capinzal perdeu,  na semana passada, Dona Bruna Calza.  Dona Bruna, nossa amiga, fez historia em nossa cidade, tendo sido, por muitos anos, professora de Arte Culinária na antiga Escola Profissional Feminina Madre Fabiana de Fabiani. Lembro-me muito bem de que, nas tradicionais exposições que a chamada "escolinha" realizava, ao final de cada ano, dos trabalhos das alunas, muitas de suas delícias também eram expostas. Era a arte de cozer e de mostrar, em belíssimo visual decorativo, os diversos pratos doces e salgados que ela ensinava a fazer.

           Na minha adolescência, minha mãe, Dorvalina, e minha tia Elza Dambrós Baretta foram alunas dela na chamada "escolinha profissional". Dia de aula de culinária, era só festa nas casas das famílias das alunas: bolos, tortas, pão surpresa, doces e salgados de todos os tipos... A criançada ficava esperando as mães voltarem com as delícias que produziam sob a supervisão e orientação da professora Bruna.

          Além de toda a atividade como professora, também foi nossa companheira das ações na nossa APROC - Associação dos Professores de Ouro e Capinzal, tendo feito parte de sua diretoria. Colaboradora incondicional, no tempo em que mantínhamos uma equipe litúrgica com atuação na Matriz São Paulo Apóstolo, estava sempre presente, ajudando-nos com cantos sacros e nas leituras. Na sua simplicidade, estava sempre prestes a nos ajudar. Fez, por muitas décadas, parte do grupo de senhoras do Apostolado da Oração de Capinzal. Ela um bom exemplo a ser seguido pela sua seriedade e padrão de dignidade.

         Uma boa esposa, mãe, avó e bisavó, deixou os filhos Marília, Marisa, Maria Odete, Marilda e Juca. Há algumas décadas perdeu um filho jovem num acidente, o César. O fato teve grande repercussão na época. A família sofreu muito, mas buscaram forças na fé para superar tão doloroso acontecimento.

          Dona Bruna foi uma cidadã muito honrada, que deixou descendentes tão dignos quanto ela. A comunidade capinzalense perdeu uma grande referência histórica e uma portentosa reserva moral. Aos familiares, com quem sempre mantivemos uma ótima relação de amizade, (com as filhas, genros, filho e netos), desejamos dizer que foi uma grande alegria termos sido amigos de Dona Bruna. Que a simpática e bondosa senhora viva para a eternidade junto aos anjos do céu!

Carinhoso abraço nos familiares e amigos!

Euclides Riquetti
14-09-2015



        

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos, peço-lhes a gentileza de assinar os comentários que fazem. Isso me permite saber a quem dirigir as respostas, ok? Obrigado!