terça-feira, 29 de setembro de 2015

Grupo Escoteiro Trem do Vale, de Capinzal, poderá ser reativado

        Fiquei sabendo que há um movimento, em Capinzal, para se reativar o Grupo Escoteiro Trem do Vale. Uma ótima iniciativa do antigo integrante do grupo, o médico veterinário  Renan Hermes e amigos. Consta que, no dia 03 de outubro, sábado, às 14 horas, reunir-se-ão nas dependências do Galpão Crioulo, do CTG de Capinzal, na área de lazer Dr. Arnaldo Favorito, onde funciona o Restaurante do Cabeção.   Na oportunidade, o Chefe Escoteiro Luiz Henrique Pocai, da cidade de Lages, estará ministrando palestra aos convidados.

          O Trem do Vale iniciou suas atividades em 1990, liderado pelo pai do Reenan, também veterinário (e professor), Atônio Maria Hermes, o Marco Hachmann, e  o saudoso  Caio Zortéa, entre outros. Funcionou durante 10 anos, sendo desativado no ano 2000.

          Minhas filhas Michele e Caroline (gêmeas), então adolescentes, integravam o grupo. Costumávamos levá-las aos acampamentos, oportunidade em que os pais dos escoteiros e lobinhos trocavam ideias. A Vera Zortéa era a chefe das escoteiras. Tinham intensa atividade, aprendiam muitas coisas boas. Posso destacar que, de uma feita, a Michele e a Caroline, com ajuda de duas colegas, tendo ocorrido um acidente com nossa vizinha, Ézide Miqueloto, que teve uma fratura óssea num membro inferior, foi socorrida pelas meninas que se valeram dos conhecimentos de escoteiras: apanharam um colchão, puseram-no ao chão, sobrepuseram-lhe a acidentada e, pegando uma em cada ponta do mesmo, levaram para dentro de casa, escada acima, com toda a calma e serenidade, inclusive a Nona.  Depois chamaram por socorro.

          No meu tempo de União de Porto União da Vitória,  eu acompanhava algumas atividades do Grupo Escoteiro Iguaçu, o mais antigo de Santa Catarina, (fundado há 82 anos), pois nosso vizinho de república, o Neomar Roman, agora médico, fazia parte do grupo, que era liderado pelo (Romano?)  Berejuk.

         Segundo a Wikipedia, o "Escotismo foi fundado por Lord Robert Stephenson Smyth Baden-Powel, em 1907, na Inglaterra,  sendo  um movimento mundial, educacional, voluntariado, apartidário, sem fins lucrativos,  A sua proposta é o desenvolvimento do jovem, por meio de um sistema de valores que prioriza a honra, baseado na Promessa e na Lei Escoteira, e através da prática do trabalho em equipe e da vida ao ar livre, fazer com que o jovem assuma seu próprio crescimento, tornar-se um exemplo de fraternidade, lealdade, altruísmo, responsabilidade, respeito e disciplina."

Nosso aplauso à `inciativa de reativarem nosso "Trem do Vale", uma entidade que tem, sempre, muito a oferecer aos adolescentes e jovens capinzalenses. Os que fizeram parte do mesmo, quando em atividade, sentem muitas saudades daqueles bons tempos.

Euclides Riquetti
29-09-2015

         

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos, peço-lhes a gentileza de assinar os comentários que fazem. Isso me permite saber a quem dirigir as respostas, ok? Obrigado!