quarta-feira, 11 de novembro de 2015
A Serra do Rio do Rastro - uma verdadeira aventura
(Terceira parte do relato das aventuras nos cânions sul brasileiros)
No domingo, 08, deixamos o Hotel Sesc de Torres, RS, às 13,30. Cinco minutos depois, passamos a ponte Anita Garibaldi, sobre o Rio Mampituba, e retornamos a Santa Catarina pela cidade de Passo de Torres e, em seguida, pela BR 101. Adiante, deixamos a mesma e ingressamos no território de Morro da Fumaça, passamos ainda por Orleans e Lauro Muller, para nos dirigirmos à Serra do Rio do Rastro, tida como a "mais espetacular do Brasil e um dos locais mais bonitos do mundo. Lugar especial para o ecoturismo e o turismo de aventura. Um bioma fantástico, desfiladeiros suntuosos, quedas d´água encantadoras. Depois de subirmos cerca de 35 Km, saindo de uma altitude de apenas 18 metros em Morro da Fumaça, chegamos a Bom Jardim da Serra, onde se localiza um mirante, a 1.421 metros de altitude. Na sequência, São Joaquim, Painel e Lages...
A serra do Rio do Rastro se localiza no sul do estado de Santa Catarina, Brasil. É cortada pela rodovia SC 390 (antiga SC 458). Andar por ela, tanto no sentido Leste/Oeste (subida), do litoral em direção ao Planalto e Oeste catarinense; ou de Oeste a Leste, indo-se do Oeste e Planalto até o litoral, constitui-se numa aventura indescritível, pois a vista da serra é simplesmente espetacular. O cenário nos mostra uma estrada de cerca de 35 Km, dos quais 12 são pavimentados com concreto armado, a forma que o Governador Esperidião Amin e sua equipe encontraram para resolver o problema de ligação rodoviária entre as cidades da região. A declividade acentuada não recomendava asfaltamento. Acredito, ainda, que o fator ambiental foi favorecido pela não utilização do concreto betuminoso. A Mata Atlântica, com suas cachoeiras, com 284 curvas acentuadíssimas, sendo que em duas delas os ônibus ou caminhões, (sem terceiro eixo), são obrigados a darem marcha à ré para poder vencer as curvas, atrai turistas de todo o mundo, é sempre um desafio a ser vencido.
Não recomendo que a utilizem em dias chuvosos (para o caso tráfego de ônibus ou caminhões), nem à noite para esses tipos de veículos. A estrada é iluminada à noite, sendo a iluminação alimentada por uma usina eólica. Imaginem a beleza daqueles desfiladeiros durante a noite!
A maioria das pessoas que se encontrava conosco na excursão não conhecia a serra, ainda. De minha parte, passei por ela por três vezes antes: uma com minha família, possivelmente em 1990, voltando de uma semanada na Praia de Fora, em Palhoça, outras duas vezes, ambas na primeira metade da década de 2000, sendo uma com o amigo Prefeito Ségio Durigon e outra sozinho. E, aqueles que sentiram "fortes emoções" no acesso aos desfiladeiros do Aparados da Serra, puderam vivenciar outras bem maiores no Rio do Rastro. Mas vale a passar pela mesma e chegar ao Mirante, em Bom Jardim da Serra, e olhar para o belíssimo vale que nos mostra Lauro Muller, Orleans e Morro da Fumaça.
A viagem de retorno, iniciada após o almoço, (13,30), terminou à meia-noite, quando nosso ônibus estacionou defronte ao SESC de Joaçaba. Um passeio inesquecível que muito marcou a vida de todos os companheiros de empreitada.
Conhecer a Serra do Rio do Rastro e chegar ao mirante de Bom Retiro, onde podem ser avistados quatis que vêm comer a menos de três metros das pessoas, ou outros animais e aves, é gratificante. Respirar todo aquele ar puro, em temperaturas que podem variar ao ponto de viver-se as quatro estações do ano num mesmo dia, ora com um "fog londrino, ora com uma paisagem ensolarada deslumbrante, ou molhar-se pela neblina, admirar os diversos jardins de hortênsias azuladas, a mata verdejante, os véus de noiva, tudo isso nos faz dizer que vale a pena estar lá.
Visite-a e curta algo que se registrará para sempre em seu acervo mental das mais belas lembranças.
Euclides Riquetti
11-11-2015
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Amigos, peço-lhes a gentileza de assinar os comentários que fazem. Isso me permite saber a quem dirigir as respostas, ok? Obrigado!