A rodovia que liga Ouro e Jaborá é um sonho que se realiza, mesmo que lentamente. Não com a celeridade que imaginamos, na tarde do dia 29 de maio de 2012, quando dirigi o cerimonial, de apresentação do edital para a licitação da contratação de uma empresa para execução dos serviços de adequação do leito e pavimentação da Rodovia SC 467, para a execução de 33,6 quilômetros de extensão, em valores orçados de R$ 62,5 milhões. Duas horas depois, houve o lançamento do edital para reabilitação do trecho da SC 355, com 22,8 Km, (já asfaltado), entre Jaborá e a BR 153, em Concórdia, em valores orçados de R$ 31,1 milhões . O governador Raimundo Colombo atendia, no caso da Ouro/Jaborá, uma reivindicação de quase 40 anos...Mais de 96 milhões de investimento.
Em Ouro, o evento aconteceu no Centro de Eventos de Nossa Senhora do Caravággio, e em Jaborá no seu CTG. E, já em 22 de dezembro daquele ano, 2012, num sábado pela manhã, no mesmo local, em Ouro, Raimundo Colombo assinou a Ordem de Serviço para a pavimentação de Ouro e Jaborá em valors pós-licitatórios de R$ 52,8 milhões, sendo que a empresa vencedora do certame licitatório foi a portuguesa MonteAdriano Engenharia e Construção S/A. O prazo estabelecido e contratado para a execução foi é de 900 dias e a empreiteira se comprometeu em instalar o canteiro de obras a partir de janeiro de 2013.
Iniciadas as obras, o trecho de reabilitação de Jaborá até a BR 153, em Concórdia, teve uma razoável atuação da empreiteira contratada para aquela obra, porém, com a execução apenas parcial, esta passou a alegar que não teria como executar pelo valor contratado e abandonou o serviço. Muitos protestos dos moradores da região, pois transformou-se num trecho esburacado, que põe em risco a vida dos que a utilizam. Depois de muitas negociações e querelas, o Estado de Santa Catarina teve que realizar nova licitação, com valor maior, e a obra foi retomada há poucos meses. Passei por lá nesta semana e posso considerar o trabalho elogiável, pois estão fazendo alguns cortes laterais, possibilitando terceira faixa de rolamento e retirando algumas curvas. Conseguem trabalhar sem atrapalhar a vida dos usuários, de forma organizada. A espera, quando das "bandeirinhas vermelhas", não chega a 3 minutos. Parabéns!
O trecho da SC 467, está recebendo uma forte intervenção. Cortes e reaterros inimagináveis antes. A via foi projetada ao final da década de 1970 e sua implantação foi até o primeiro ano da de 1980. Esperamos 31 anos pelo seu asfaltamento. Nesse tempo, significativas mudanças na legislação ambiental. E aprenderam a respeitar os proprietários lindeiros. Diversas galerias "passadeiras de gado", foram introduzidas no projeto, para que os animais das propriedades cortadas possam circular entre os pastos e as aguadas do rio Leãozinho e de uma sanga em Linha Vitória e à sua montante.
Os 900 dias, (quase 30 meses...) passaram-se e a obra não foi concluída. Houve a prorrogação do contrato de execução para mais um ano. Pelas contas, a estrada deverá ficar pronta no meio do ano de 2016, pouco antes do período eleitoral. Torço para que inaugurem e que façam uma grande festa, que comemorem. Hoje, os moradores das margens e os usuários têm sofrido à beça por causa das obras, que dificultam o trânsito. A reclamação é grande. Ônibus escolares, automóveis e caminhões que transportam a produção agropecuária e insumos passam a toda a hora por ali. O tempo chuvoso atrapalha, em muito, a execução dos serviços. Porém, vai nos contemplar com uma grande safra de milho, a assim continuar.
A espera vai ser compensada. Empreendimentos já em plena atividade ao longo da via, como a Ervateira Charrua, em Santa Lúcia, e o Balneário Thermas de Ouro, a CoperOuro, e outros que estão em via de instalação, ganharão com a nova estrada. e toda a área do trecho s valorizará e estará apta a receber novas empresas. Ouro e Jaborá merecem!
Euclides Riquetti
14-11-2015
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