domingo, 6 de dezembro de 2015

As férias da Jujubinha, da Maria Clara e da Mariane

          A Jujubinha está comemorando a chegada de suas férias. Foi um ano bem proveitoso, está aprendendo a ler na Escola Girassol,  aqui em Joaçaba. Pois, ao final da quinta-feira, já estava quase que comemorando a folga que há de vir. E, ao chegar em casa, já chamou a coleguinha Maria Clara Frigo, filha do Sandro e da Rita, dois meses mais velha do que ela, também com cinco anos, para brincarem na calçada.

          Crianças, quando se reúnem, já começam a fazer suas baguncinhas. Conversaram sobre o encerramento das atividades da escola na noite de sexta, no Teatro Alfredo Sigwalt e suas expectativas. Depois, brincaram num monte de pó de pedra, ali na rua, entre as casas de ambas. Sujaram as mãos e queriam lavar-se na...mangueira! Deixe-lhes a mangueira de  jardim, a Júlia abriu a torneira, lavou as mãos e depois, começou a dar água para uma folhagem. Falei-lhe que não devia desperdiçar água, que tem chovido muito e que a folhagem, exposta ao tempo, não estava precisando de água. Disse-me: "Está bem sequinha, precisa de água, sim!" Falei-lhe que não e nisso chegou a amiga Maia Clara por perto. Disseram-me que iam jogar-se  água somente nos pés para lavá-los, mas, foi virar as costas e lá estavam as duas já com as camisetas molhadas.

         A Maria começou a contar-me uma história: "Sabe, vô Clides, o Bob morreu. É um cachorrinho da dinda Célia. Ele deve ter comido veneno e morreu. O dindo enterrou ele... é uma longa e triste história!" Olhei para os olhos dela e vi que as lágrimas ensaiavam correr pelo seu rostinho.

          Alguns minutos depois estavam com a roupa trocada e seca. Brincaram mais um pouco e a amiguinha foi para casa porque era hora de sua mãe voltar do serviço. Então, muda um pouco o cenário e vem a Mariane, filha do Renato e da Ivone,  também vizinha, seis anos, cursou o primeiro aqui na Escola Nossa Senhora de Lourdes. Perguntei se estava em férias e disse que sim. Tentou explicar que a escola está sendo reformada porque houve um vento muito forte em setembro, um"ventaval" e foi explicando que  não consegue dizer direito a palavra, que é difícil, mas que tem outra palavra que já aprendeu e consegue dizer, que tem sílabas extremamente complexas, mas que pronunciou direitinho.

         As crianças são sempre uma alegria. Quando brincam,  sempre estão criando algo engraçado, ingênuo. Que bom ser criança, não ter as preocupações que se tem na vida adulta, não precisar assumir compromissos muito grandes e muito sérios. Nas férias, vamos ter muitas alegrias por aqui!

Euclides Riquetti
06-12-2015

         

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos, peço-lhes a gentileza de assinar os comentários que fazem. Isso me permite saber a quem dirigir as respostas, ok? Obrigado!