terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Tudo de que você precisa é amor! 35 anos sem John Lennon...

        Terminava o dia 08 de dezembro de 1980, era uma segunda-feira e uma notícia estrondosa repercutia no mundo: Mark David Chapman, de 25 anos, supostamente fã do ex-Beatle John Lennon acabava de assassiná-lo, com quatro tiros certeiros , na entrada do Edifício Dakota, em Nova York, onde residia com sua então esposa Yoko Ono. De fã passou a odiá-lo, em razão de divergência de pensamento religioso. Chapman, soube-se adiante, não concordava com as letras de algumas das canções de Lennon e de algumas posições que ele tomara na imprensa com relação ao Cristianismo,  por isso decidiu assassiná-lo, ato que consumou naquele dia. Ainda de dia, obtivera dele um autógrafo.

        Eu soube sobre isso bem cedo, na manhã seguinte, vi num noticiário de TV. Difícil de acreditar que o ex-companheiro de Paul MacCartney, com quem dividia a autoria das principais canções dos "The Beatles", bem como de George Harrison e Ringo Starr  tivesse perdido a vida assim tão tragicamente. Uma das figuras mais  importantes e imponentes da música pop mundial, vinha encantando o mundo em sua carreira solo (algumas vezes com a participação de sua companheira Yoko Ono), tendo-nos brindado com "Imagine", "Instant Karma", "Happy Xmas"  e outras.

         Mas o grande sucesso dos Beatles é creditado à grande habilidade e talento de Lennon e Mac Cartney em compor e interpretar canções como "Help", "All You Need Is Love", "Lucy in the Sky with Diamonds", "Come Together", "Don´t Let Me Down", "Across the Universe" e dezenas mais.

       Os Beatles influenciaram grandemente toda a minha geração. Passamos a usar cabelos compridos e usar calças apertadas com as conhecidas "bocas-de-sino", ou seja, bem alargadas abaixo do nível dos joelhos. Também camisas estampadas e floreais. Cantores  brasileiros lançaram músicas com ritmo acelerado por aqui, denominando-o de iê-iê-iê, uma espécie de  rock brasileiro que tinha em Roberto Carlos e Erasmo Carlos, talvez os maiores expoentes na época, vindo, logo depois, dezenas de outros. A influência dos meninos de Liverpool se espalhou pelo mundo inteiro.

        Lennon nos deixou um belíssimo legado como compositor e intérprete. Não me referirei, aqui, a suas posições religiosas ou políticas. Apenas lamente que o mundo tenha perdido uma pessoa que, aos 40 anos, poderia ter-nos contemplado com muito mais. Pessoalmente, considero The Beatles a banda de maior sucesso de todos os tempos!  Era fã deles, continuo sendo. Vou, sempre, ouvir e admirar a canção de que mais gosto e que traduzi no título desta crônica: "All You Need Is Love"!

Euclides Riquetti
08-12-2015
35 anos sem John Lennon





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos, peço-lhes a gentileza de assinar os comentários que fazem. Isso me permite saber a quem dirigir as respostas, ok? Obrigado!