quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Fecharam o Hospital de Catanduvas ... apenas mais um!

         É de chorar,  leitores! Na terça, 12, fiscais a vigilância sanitária do estado de Santa Catarina fecharam o hospital da cidade de Catanduvas, cidade distante cerca de 25 Km de Joaçaba. Apenas mais um que fecha as portas em Santa Catarina. Os pacientes foram transferidos para o Hospital Universitário Santa Terezinha, aqui de Joaçaba.

          Fico muito revoltado quando isso acontece, pois significa que alguma coisa está errada com o sistema de saúde de nosso País e de nosso Estado. O Hospital São José, de minha cidade natal,( onde nasceu meu filho), Capinzal, já fechou. O Nossa Senhora das Dores, também de Capinzal, só sobreviveu porque as administrações de Capinzal, Ouro e Zortéa fazem repasses regulares. Minhas filhas nasceram ali.

         Ora, leitores, há uma relação de exigências muito severa da Agência Nacional de  Vigilância Sanitária para que os hospitais possam receber pacientes. Diz um portal regional que uma das alegações foi a falta de nutricionista no quadro de funcionários... Santo Deus!

          Por que não estiveram lá antes, orientando e LEVANDO DINHEIRO para que o hospital possa atender sua população? Sabemos que o Município faz sua parte. Hás umas rusguinhas com a Câmara de Vereadores por lá que a gente não entendeu bem... Não está claro para a população o que realmente está acontecendo.

          Quando vejo coisas assim, lembro de  todas aquelas parteiras que nos "levaram" para nossas mães, e as vizinhas que mataram os frangos e galinhas para que as parturientes tivessem boa alimentação após gerarem seus rebentos, a maneira como éramos criados, sem muita frescura, partos normais e...SOBREVIVEMOS!, fico indignado.   A engrenagem política brasileira, lubrificada por corrupção e chantagens, por aproveitadores, oportunistas e demagogos, por pseudo- intelectuais que se beneficiam das leis, e a sanha arrecadadora, em todos os níveis, está com os dentes se deteriorando. O Poder Público vem fazendo, há muito, aquilo que é de competência do setor privado. Entendo que cabe ao Estado cuidar da saúde, da educação, da segurança pública e da infraestrutura viária. Tudo o mais, mesmo sendo necessário para o andamento das coisas, não pode ser prioritário como a saúde.

          Quando vejo coisas assim acontecendo, como essa de fechar os hospitais, fico imaginando o quanto está torta a vida dos brasileiros!

Euclides Riquetti
13-01-2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos, peço-lhes a gentileza de assinar os comentários que fazem. Isso me permite saber a quem dirigir as respostas, ok? Obrigado!