quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

O novo piso salarial dos professores

          O Ministro da Educação divulgou, hoje o novo piso salarial dos professores, que será reajustado em 11,36%, conforme determina o artigo 5º da Lei nº 11.738, de 16 de julho de 2008. O novo valor, $ 2.135,64, vale a partir de janeiro, já. O piso salarial para os professores é o patamar inicial pra profissionais do magistério que têm formação em nível  de Ensino Médio, ou o antigo "Normal". Devo reconhecer que é uma das coisas boas que o atual Governo fez em favor da Educação.

          Em Santa Catarina, o Governo de Raimndo Colombo (PSD-PMDB), achatou a tabela de vencimentos dos professores. Arranjou um jeito para pagar o piso, mas os professores com curso superior se danaram. Ainda, em 2015 não deu nenhum aumento. Colocou um polêmico Plano de Cargos e Salários para votação na Assembleia Legislativa, onde tem ampla maioria, e conseguiu aprova-lo. A descompactação da tabela vai acontecer gradativamente, até 2017 ou 2018, nem sabemos direito sobre isso. Agora, de alguma forma, terá que subir os salários dos professores.  Nosso estado é um dos que estão com as finanças mais organizadas do País, mérito que o Governador e sua equipe têm, uma equipe jovem, capitaneada pelo Antônio  Gavazzoni, rapaz que nasceu ali na divisa entre o Ouro e Jaborá e que tem parentesco estreito com as famílias Fávero e Bortoli. Graduou-se em direito pela UNOESC de Joaçaba.

          Uma grande parte de nós, professores, achamos que o Governador Colombo nos sacaneou bastante. Agora, vamos ver o que vai acontecer. Nosso estado, Santa Catarina, tem em sua folha de pagamentos muitos aposentados dos três poderes, inclusive parlamentares e ex-governadores, que ganham muito acima do que o próprio Governador. Vícios da Lei, irresponsabilidades da classe política, de ex-governadores e de legisladores que legislaram em causa própria e deixaram o Tesouro estadual comprometido. Enquanto isso, professores, policiais e servidores da saúde sempre ferrados. A extinção das famigeradas "Secretarias Regionais", (36...que loucura!), foi uma atitude positiva de Colombo. mas só fez isso epois que o criador, Luiz Henrique da Silveira, veio a falecer. Atrelamento político, et cetera!

          A Educação é o caminho mais curto para que se resolvam os problemas sociais e mesmo econômicos. O Poder Público deve pagar bem e cobrar a eficiência dos servidores.

Euclides Riquetti
14-01-2015



         

       

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos, peço-lhes a gentileza de assinar os comentários que fazem. Isso me permite saber a quem dirigir as respostas, ok? Obrigado!