terça-feira, 12 de janeiro de 2016

A " merda bosta" ou a Poluição em Canasvieiras

         Frequentamos  a praia de Canasvieiras, em Florianópolis, nossa Ilha da Magia, há mais de duas décadas. Frequento-a pelo menos três vezes por ano, ultimamente. Já tenho muitos conhecidos por lá. O Eduardo, o rapaz que usa tênis bonitos e nos atende no Cantinho do Pastel, o Everton, do restaurante Espetinho de Ouro, o pessoal da Contatto e Nó Marítimo; o casal do mercado Esquinão; o Airton e a Carina, da ACP: os pais da amiguinha da Júlia, a Andressa,  e muitos outros. Temos muitos conhecidos, alguns já se tornaram amigos. Alojamo-nos na confortável e moderna Pousada Professora Jéssi, onde nos sentimos em casa.

         Sempre me intrigou, muitíssimo,  aquele tal de Rio do Braz, (que só agora descobri que é um rio), uma verdadeira cloaca, que deságua no Atlântico ali ao lado do trapiche, de onde partem até oito escunas (barcos de piratas), levando os turistas para conhecerem pontos pitorescos, como a fortaleza de Anhatomirim. Para caminhar em direção ao Leste, para os  lados da  Cachoeira do Bom Jesus, as pessoas precisam tirar os tênis dos pés para passar por aquela água extremamente poluída. Os que estão com chinelos ou descalços, depois que passam por ali,  vão lavando os pés e pernas nas águas salgadas para "retirarem as bactérias e outras  porcarias".

         Indo para o sentido Oeste, uns 400 metros antes do fim da faixa de areia, em direção aos pedrões, outro córrego, um pouco menor, mas também de água duvidosa. Para ambos os casos, ficava imaginando que a implantação de passagens com pergolados de madeira tratada, de baixíssimo custo, possibilitariam um razoável conforto para os turistas que frequentam a praia, a maioria argentinos. Imaginava o que seria aquilo tudo na alta temporada, com o esgoto de muitos prédios e casas indo parar nos pés dos caminhantes e no corpo dos banhistas.

        Pois bem! Agora, com as vantagens para os turistas brasileiros e estrangeiros frequentarem nossas praias em razão do câmbio, a fratura foi devidamente exposta: a imprensa está noticiando e mostrando  as reclamações de turistas e mesmo dos moradores de Canasvieiras. E reclamam com muita razão. Agora, mostram que uma enorme quantidade de imóveis não tem ligação com o sistema de esgotamento sanitário coletivo daquele bairro e as bostas e merdas vão parar no Rio do Braz, causando poluição no mar e viroses nos banhistas. A praia está imprópria para o banho!

         Imaginei que,  com a eleição do atual prefeito, (que para mim é do padrão mauricinho), as coisas fossem melhorar. São três anos no Poder e nada melhorou naquele balneário. As autoridades estão deixando de fazer a sua parte, vergonhosamente. Até plantaram uma dúzia de palmeiras e aquelas que não vingaram nem sequer foram substituídas. estão os troncos lá, fincados no chão, para mostrar que um dia ali tentaram plantar uma palmeira.

        O prefeito,  que tenta se mostrar zeloso com o meio ambiente, deveria cuidar do "ambiente inteiro". Que vergonha! Que desastre!

Euclides Riquetti
12-01-2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos, peço-lhes a gentileza de assinar os comentários que fazem. Isso me permite saber a quem dirigir as respostas, ok? Obrigado!