quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Os zeros nas redações do ENEM e outras vergonhas!

          No último Exame Nacional do Ensino Médio, 53.000 dos estudantes inscritos tiraram nota zero em suas redações. É muito ainda, embora o número tenha diminuído em relação ao ano anterior. Melhorou a capacidade de os alunos expressarem-se nas suas produções escritas? Não!!!

          A forma de avaliação é que mudou. Aliás, maquiar resultados é uma das coisas que o Governo mais gosta de fazer. E isso acontece em todos os níveis, desde lá na esfera federal até nas municipais. É difícil acreditar que escrevem mal? Não!!!

         Ora, é só ver o que escrevem nas redes sociais. Nos comentários dos portais, quanta barbaridade! Além de um péssimo nível da linguagem, um montão de bobagens. Nem o elementar, como utilizar letra maiúscula no início dos nomes das pessoas e outros nomes próprios, até o uso de ponto de interrogação ao final das perguntas. Falta de escola? Não!!! - falta de atenção, boa vontade, falta de seriedade.

          Escolas existem por aí, gratuitas, já faz muito tempo. Não estuda quem não quer. Alegar falta de tempo, isso e aquilo, não é desculpa para nada.

         Por outro lado, temos muitos professores mal preparados. Escrevem muito mal e ainda postam na internet coisas de que deveriam ter vergonha. Claro que os bons leitores, aqueles que leem e prestam atenção naquilo que leem, conseguem expressar-se de maneira decente.

          Os zeros nas notas das redações do ENEM nos envergonham. Assim como nos envergonha o mau comportamento da classe política que destrói o patrimônio brasileiro, a exemplo de nossa Petrobras, que já foi nosso orgulho e agora é nossa maior vergonha , não por culpa de seu quadro técnico, capacitadíssimo, mas por culpa dos aproveitadores.

Euclides Riquetti
13-01-2016

Um comentário:

  1. Riquetti, me permita dizer: a Petrobras nunca será nossa maior vergonha, ela é vítima do entreguismo desde o seu nascimento.
    Primeiro diziam não haver petróleo, depois, quando Getúlio bancou-a, a UDN, mais nossa velha mídia sem vergonha, tendo como ventríloquo principal, Carlos Lacerda, com o "mar de lama" se encarregou do "golpe", abortado pela grave atitude do nacionalista Vargas. Em 64, repetiu-se o enredo quando João Goulart ameaçou algumas reformas. Aí sim, após o fracasso do golpe em 61, quando Brizola espantou os golpistas com sua rede da legalidade, o apoio escancarado do império foi fundamental para estuprar a nação por mais de 20 anos.
    Hoje, após quatro retumbantes derrotas o conservadorismo brasileiro não aguenta mais a arquibancada e quer por que quer voltar ao poder, nem que seja golpeando a maioria.
    E a Petrobras continua, como em cinquenta, no centro das atenções e os entreguistas da hora : FHC, Aécio, Temer, Cunha, Serra da Chevron, Globo et caterva usam o mesmo "mar de lama" para tentar voltar ao poder e acabar o serviço de FHC, entregando a Petrobras e o que sobrou do patrimônio público ao capital internacional, conforme orientação do consenso de Washington.
    Está aí para quem quiser ver, o trabalho da PF e da Lava Jato do Dr. Moro, que não deixa nenhuma dúvida: O uso de dois pesos e duas medidas é vergonhoso. Todos roubaram e envergonharam a Nação mas se o cidadão for do time do PSDB/DEM e Mais de metade do PMDB aí não vem ao caso. Durma-se com um barulho destes: o judiciário não vê, a mídia esconde e vamo que vamo.
    A Petrobras é a razão maior da soberania brasileira sem ela adeus desenvolvimento industrial, adeus educação para todos.
    Para reflexão: Alguém já viu jornal americano, alemão, inglês, francês, falando mal de suas maiores empresas?
    Pensem nisso!


    ResponderExcluir

Amigos, peço-lhes a gentileza de assinar os comentários que fazem. Isso me permite saber a quem dirigir as respostas, ok? Obrigado!