segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

O mundo redondo e o mundo quadrado

Para relembrar:

          Na Idade Média ainda pairavam  dúvidas sobre o formato da Terra e a própria Igreja Católica tinha sua responsabilidade sobre isso, embora, muito antes de Colombo vir à América, cerca de um milênio e meio antes, os gregos já tivessem estudos que demonstravam o que a conhecida frase latina expressa: "Terra rotunda est" (A Terra é redonda). Até então,  acreditavam que ela era plana e, se alguém navegasse através da imensidão dos mares, iria cair "lá em baixo". Então, a dedução de que a terra devesse ser retangular, quadrada, ou mesmo tivesse outras formas, mas com a superfície plana. E, quem se afastasse da zona segura, poderia cair num abismo desconhecido, espiritualmente ou fisicamente.

          Hoje, quando qualquer criança ja aprendeu sobre isso, ou porque alguém mostrou-lhe na internet ou viu um vídeo, pessoas ainda fazem conotações sobre o mundo ser plano.

          No momento, há tantas barbaridades acontecendo em todos os lugares do mundo, que alguns já andam exclamando: "Meu Deus, o mundo está ficando quadrado". Também penso assim, pois todos os dias vejo acontecerem coisas que me assustam. Lá longe e aqui, bem  perto.

          O lamentável atentado ocorrido na semana passada nos Estados Unidos da América, quando um jovem de 20 anos assassinou a mãe, crianças e professores de uma escola, nos arrepia. Aqui perto, numa rodovia estadual, um cidadão arremessou seu carro contra o de sua mulher, dizem que  porque não se conformava com a separação. Jogadores de um clube de futebol argentino simularam agressões nos vestiários de um estádio em São Paulo. E você, leitor (a), todo o dia e a toda a hora, vê e ouve notícias escabrosas nos noticiários, coisas que não é de acreditar que estyejam acontecendo. Menores cometendo "infrações" e não podendo ser punidos. E, se você acessar qualquer site de notícias, ligar a TV e o rádio, verá quanta coisa ruim acontece todos os dias. Realmente, o mundo parece estar quadrado.

          Não penso que o ser humano deva temer a Deus, como é pregado, porque Deus é bondoso e não nos quer mal, só quer o nosso bem, não nos pede que o temam. Mas respeitar o seu próximo e a Deus precisa estar sempre na pauta. Aliás, quando pequenos, e íamos para a catequese lá na Matriz São Paulo Apóstolo,  quando o Frei Lourenço passava, todos temiam, pois ele era "brabo", era a respeitada autoridade da Igreja. Como tínhamos medo de cometer pecados, nos  disciplinávamos, evitávamos que nos pudessem determinar penitências ou as punições no inferno. Hoje, as pessoas têm conceitos diferentes sobre haver ou não punições após a morte. Como a maioria não acredita mais em pecados que possam levar à punição, muitos cometem atrocidades, atentam contra seu semelhante, contra a natureza. Pouco praticam a tolerância, tomam medidas extremas, não pensam nas consequências.

          A intolerância se faz presente na vida das pessoas, principalmente naquelas que não conseguem atingir o equilíbrio que só a maturidade parece oferecer. O desespero tem levado pessoas a fugirem da vida, tomarem rumos sem volta, infelizmente.

          Mas, se formos colocar tudo na balança dos justos, vamos ver que o mundo "redondo" prevalece grandemente sobre o "quadrado": há grandes contingentes de seres humanos que são dóceis, bons, corteses, educados, generosos. Há lugares maravilhosos no mundo para serem descobertos, há uma natureza privilegiada em que até a paisagem desértica nos parece bonita, porque nela há a mão de Deus. Viver é muito bom, ter amigos melhor ainda, poder viajar, abraçar pessoas, assistir a bons filmes, ler bons livros, comer bem e saudavelmente. Este é o mundo redondo que quero pra mim e pra você, leitor (a).

Euclides Riquetti
18-12-2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos, peço-lhes a gentileza de assinar os comentários que fazem. Isso me permite saber a quem dirigir as respostas, ok? Obrigado!