sexta-feira, 4 de março de 2016

Visitando Erechim - importante cidade gaúcha

         Estive em Erechim por duas vezes nos últimos dias. Há duas semanas, e na última quinta-feira, voltando no dia seguinte. Hospedei-me na casa do tio Clementino Anzolin e sua esposa Dona Maria. Ele é um tradicional mecânico reparador de motores e motosserras. Tem uma oficina bem montada e até fabrica peças de reposição, principalmente quando as originais custam muito caro. Aos 87 anos, diz que trabalha apenas porque não pode deixar seus clientes antigos na mão. Conhece o ofício como poucos, mas não tem sucessores na sua arte.

          Erechim é uma cidade que tem forte apelo histórico, comercial e industrial. Ensino universitário fortíssimo, um bom time de futebol, o Ipiranga. O antigo Clube Atlântico de Erechim também tem muita história. Mas a cidade se destaca, mesmo, é no campo da indústria metalúrgica. Nos últimos 20 anos,  suas áreas industriais cresceram muito.

         A cidade foi bem planejada, com ruas que podem ser consideradas largas. Dizem que seguiram os padrões de algumas cidades de referência, como Washington, Paris, Buenos Aires e  Belo Horizonte. Conheço Buenos Aires e Belo Horizonte. Guardadas as proporções, posso considerar que é isso mesmo.

         Segundo a wikipedia, "caracteriza-se por ruas muito largas, forte hierarquização e criação, através de ruas diagonais ao xadrez básico, de pontos de convergência. Elementos chaves do seu traçado incluem uma malha perpendicular de ruas cortadas por avenidas em diagonal, quarteirões de dimensões regulares e uma avenida em torno de seu perímetro."

        A agricultura e a pecuária têm muita importância em sua economia. Visitando os familiares de Capo-Erê, foi-me possível visualiza grandes plantações de soja, trigo  e milho. Gado de leite com importância expressiva, rebanho de vacas holandesas. Agricultura praticada com a utilização de métodos altamente modernos, alta produtividade, utilização de máquinas de plantio e colheita que oferecem conforto aos operadores. A cidade já foi considerada a Capital do Trigo. Agora é conhecida como a Capital da Amizade. Realmente, as pessoas lá são afáveis e atenciosas.

        Tornou-se município com o nome de Erechim em 30 de abril de 1918,  pelo  Decreto nº 2343, de 30 de abril, que foi assinado pelo então governador do Rio Grande do Sul, Borges de Medeiros.
            A origem do nome de Erechim vem em razão de  antigos habitantes indígenas da região e significa "Campo Pequeno" e dizem que isso se deve à existência de florestas cercando os muitos campos da região.

         A URI, Universidade da Região de Erechim, é uma referência regional muito forte. O Ensino Básico também é muito forte lá. Cidade de colonização predominantemente italiana, tem a Igreja Católica muito presente. A Catedral de São José, localizada na Avenida Maurício Cardoso, e a Igreja de São Pedro, também no centro, são boas sugestões para visitação.

      Bons hotéis e restaurantes, comércio e serviços muito bem diversificados e um bom fluxo no trânsito se comparado ao das demais cidades  são alguns dos muitos motivos que me levam a andar por aquela cidade. Você, leitor, leitora, está convidado a conhecer esta aprazível a acolhedora cidade gaúcha.

Euclides Riquetti
05-03-2016
         

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos, peço-lhes a gentileza de assinar os comentários que fazem. Isso me permite saber a quem dirigir as respostas, ok? Obrigado!