domingo, 19 de junho de 2022

Cidades estão resgatando a história e a cultura. E nós?

 



       No dia 09 de outubro de 2009, Jorginho Melo assumiu, interinamente, o cargo de Governador do Estado de Santa Catarina e, no evento, na Praça da Estação Ferroviária, em Herval, conversei com o jornalista Moacir Pereira e sua esposa sobre diversos assuntos, principalmente política, turismo e cultura. Naquele dia, iria hospedar-se em Treze Tílias, cidade da qual é cidadão honorário. Falamos sobre a importância de as cidades valorizarem as pessoas que as fundaram e proporcionaram o seu desenvolvimento, a importância de Treze Tílias, Piratuba e Fraiburgo para nosso contexto histórico-cultural e, em consequência, o turismo como uma atividade relevante para sua economia. Perguntou-me se eu sabia o que significava aquela cobertura da praça da estação ferroviária, em Herval d ´Oeste, algo moderno, talvez uma asa-delta, concluímos. Mas não conseguimos estabelecer um elo dela com a cultura e a história da cidade gêmea de Joaçaba. Ainda descobrirei se há! Perguntei a algumas pessoas e ninguém soube me explicar...

       Ressaltar e manter viva a história das cidades, ter um museu, ter livros que registram os fatos e as famílias, fotos, placas, acervos, tudo deveria estar na pauta de quem tem a incumbência legal e institucional de cuidar do metier. Em Capinzal, no dia 09 do corrente,  quinta-feira à noite, o Prefeito Nilvo Dorini e sua vice Noemia Bonamigo Pizzamiglio, realizaram um grandioso evento, nas dependências do Labarra Gastrobar, um ambiente aprazível e requintado daquela cidade, quando homenagearam todos os ex-Prefeitos, ex vice-Prefeitos e ex-Presidentes da Câmara Municipal de Vereadores. Foram homenageados 15 prefeitos, 12 vices, e 36 presidentes, totalizando 63 homenageados.  Os que já são falecidos foram representados por familiares ou amigos de longa data, sendo que apenas 4 justificaram sua ausência e um deles, ex-presidente do Legislativo, se recusou a receber a homenagem, polemizou na imprensa sobre a questão, por entender que é gasto desnecessário. É um direito que ele tem, mas eu não penso como ele. O evento reuniu antigos adversários, que hoje, em sua maturidade, já entenderam que o tempo passa, os fatos políticos também, e que muitas coisas que achávamos importantes no passado, hoje nos parecem ridículas. E todos eles, cada um à sua maneira, deixaram algo de bom que ficou registrado na história de Capinzal.

       Acho que, nas cidades, todas as classes deveriam ser homenageadas, a começar pelos antigos comerciantes e industriais, tropeiros, professores, profissionais da saúde, trabalhadores que tenham realizado seus serviços com seriedade e até as parteiras que trouxeram ao mundo muitos doutores. Há diversas maneiras de realizar isso, o importante é o reconhecimento pelo legado que elas nos deixaram. Poderíamos começar com a fundação de um museu! O município tem em seus quadros pessoas que podem fazer isso sem gastos extras. A comunidade, se convocada, participará seguramente.

ICMS regulamentado. E agora, José? - O Congresso Nacional aprovou PEC que limita a tributação relativa ao ICMS dos combustíveis em 17%. Os investidores já estão adiantando que a gasolina e o diesel estão com os preços defasados. A imprensa faz coro com o mercado. O governo enche o saco, tem os interesses eleitorais. Há uma discrepância muito grande nos preços praticados pelos supermercados na venda dos alimentos. Sempre falam em defasagem nos preços da energia, isso e aquilo. E, sobre os salários defasados e o salário mínimo vergonhoso pago aos aposentados e à maioria dos trabalhadores, não falam? Só vejo demagogia, promoção eleitoreira e pouca ação prática. E isso vale tanto para a situação como para a oposição!

       Aeroporto de Joaçaba – A reinauguração do Aeroporto Santa Terezinha, aqui em Joaçaba, é ansiosamente aguardada pela população regional. O Serafim Bertaso, de Chapecó, seguidamente deixa de operar por causa da intensidade da neblina no local. Quem conhece a história passada, diz que o “nosso” nunca deu problema e que Joaçaba deve aproveitar o fato para receber voos de aviões de empresários que precisam vir à região para cumprir compromissos agendados. Tem sido comum eventos importantes serem cancelados em Chapecó, inclusive jogos do Campeonato Brasileiro, em razão dos problemas. Em alguns casos, aviões precisam pousar em Passo Fundo e as pessoas se deslocarem de carro para o Oeste e Meio-Oeste Catarinense.

       Ponto facultativo nas repartições públicas – Uma mamata que precisa acabar. Usem o banco de horas. Se o funcionário precisa faltar, então que adiante as horas de trabalho, ou compense! A Lei já permite isso. Nos meus tempos de Universidade, em União da Vitória, quando a saudade batia e eu precisava visitar meus familiares em Ouro, por ocasião de algum feriado com dia útil entre este e o domingo, para  não perder a remuneração do dia e também do domingo, eu negociava com o patrão, diretamente, sem intermediários, para compensar com horas de trabalho ou mesmo quando eles precisassem de mim fora de hora, inclusive aos domingos. O prefeito Dioclésio, de Joaçaba, não assinou decreto tornando a sexta-feira, 17, ponto facultativo. A Educação fica funcionando, devido ao calendário ajustado com o das escolas da rede estadual.

Euclides Riquettti – Escritor – www.blogdoriquetti.blogspot.com

 

 

Um comentário:

  1. Resgatar e manter nossa cultura é da maior importância uma vez que nos torna soberanos para pensar. Cuidar daquilo que é nosso evita que copiemos, muitas vezes o alheio, que quase sempre, corrompe nossos costumes .
    Essa iniciativa me parece que vai na contra mão do bolsonarismo, inimigo declarado de nossas cultura.
    Sobre Jorginho Mello: seria interessante que esse cidadão se posicionasse sobre as acusaçães feitas pelo delegado Alexandre Saraiva.
    O delegado disse em entrevista á Globo News que deputados bolsonaristas ( Jorginho Mello - PL- SC,, Telmário Motta PROS -RR, Carla Zambelli PL-SP...fazem parte das bancada do crime da Amazõnia. Acobertam madeireiros, garimpeiros... assassinos de índios e ativistas.
    Aliás, esse é um dos assuntos mais comentados no mundo inteiro. Ou será que vamos nos comportar como o gado bolsonarista que não está nem aí para a corrupção desde que seja sua?

    ResponderExcluir

Amigos, peço-lhes a gentileza de assinar os comentários que fazem. Isso me permite saber a quem dirigir as respostas, ok? Obrigado!