sexta-feira, 8 de setembro de 2023

Olímpio Esganzela, o Moretta - uma partida muito sentida!

 

                                           Moretta, junho de 2022, em exercício na Câmara de 
                                           Vereadores do Município de Ouro - SC


       Faleceu na manhã da quinta-feira, 07 de setembro, no HUST, em Joaçaba, o amigo Olímpio Esganzela, conhecido como Moretta, morador do Bairro Parque e Jardim Ouro, em Ouro, sendo sepultado no cemitério de Engenho Novo, em Capinzal, na manhã da sexta-feira. 08. Moretta estava doente há um bom tempo, rodeado pela família, que lhe dispensava cuidados especiais e amor imenso. Uma pessoa de alto nível de educação, um ser cordial e carismático. Impossível não admirar o cidadão respeitoso que sabia valorizar a família que tinha.

       Se para os amigos a perda de uma pessoa próxima é triste, imaginem o quanto é sentida pelos familiares, que se acostumaram a ver na figura terna do pai, esposo ou avô, um ser exemplar, cristão, amoroso, atencioso. Moretta era assim mesmo! Gostava de política, mas sabia respeitar os adversários e valorizar os seus companheiros. Bem visto e bem quisto por todos os que o conheceram. Na juventude foi músico, trabalhou em diversas funções durante sua vida, sempre dando dedicação total a tudo. A partida é sentida pela comunidade ourense e capinzalense, onde viveu seus bem vividos 70 anos. Tínhamos a mesma idade!
       
       Conheci-o quando voltei a morar em Ouro, em 1980, depois de ter residido em Porto União da Vitória e Zortéa. Eu também fui muito amigo de seus irmãos, o Ota, o Negão, a Irma e o Nenê. Mantive relações de grande amizade com todos eles, com os filhos, os quais foram meus alunos na Escola Sílvio Santos. Cultivei uma relação de grande amizade com a Marilda, sua filha. Sua esposa foi nossa colega de trabalho, sendo uma pessoas igualmente dedicada, responsável e atenciosa com todos.

       Algumas pessoas deixam marcas indeléveis nos lugares onde passam. Não precisam ostentar o luxo, nem o poder. Apenas, pelo seu jeito simples de ser, nos cativam e conquistam-nos com sua simpatia, carisma e capacidade de empatia. Assim, manifesto minhas condolências e as de meus familiares ao amigão que partiu e já nos deixa saudades.


Sobre o pai, a filha Marilda Esganzela escreveu e publicou:
Meu pai!! Vivemos tudo que tínhamos que viver, aprendemos tudo que tínhamos que aprender juntos. Nossa história foi absolutamente maravilhosa. Consegui ouvir de você histórias encantadoras. Pude sentir com vc os mais variados sentimentos. Deus nos concedeu meu pai, momentos únicos. Amava nossos segredos. Sonhei com vc inúmeros sonhos. Consegui fazer tudo que me pediu. Quando estive aqui dia 19/08 tivemos uma conversa....( a qual tivemos o prazer de desfrutar) esta a qual eu concordei mesmo doendo , eu concordei. Jamais esquecerei desta tarde. Sei que para muitos ficaram coisas a meu respeito a desejar. Mas para eu e vc ficou tudo as claras. Vim para seu lado conforme nosso combinado. Vim para seu lado conforme vc me pediu( obedeci e respeitei tua opinião). Quando aqui cheguei com seu chamado, como havíamos combinado, fiz tudo do nosso jeitinho. Não esquecerei de nada que vivi com vc. Agradeço a todas as pessoas que nos ajudaram, foram várias. Que Deus abençoe a todos que estiveram nesses momentos, nos auxiliando , nos apoiando.... Agradeço ao prefeito Dire Duarte , toda equipe da saúde do Municipio de Ouro, em especial vc Gabriela Minks Isaias por tudo que vocês fizeram pelo seu Moreta. Obrigado toda equipe do Hospital HUST ele amavaaaaa muitoooo vcs. Que Deus abençoe a todos.
Pode ser uma imagem de 1 pessoa, sorrindo e hospital

Todas as r


Carinhosamente,

Euclides Riquetti e Família

08-09-2023



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos, peço-lhes a gentileza de assinar os comentários que fazem. Isso me permite saber a quem dirigir as respostas, ok? Obrigado!