domingo, 14 de abril de 2024

Elon Musk versus Alexandre Moraes – o furo é bem acima!

 



        Têm algumas coisas que são risíveis, cômicas, chatas e refutáveis para mim. Refiro-me às querelas da política, as encrencas entre um lado e outro. As confusões geram despesas, a queima de dinheiro público. Sim, desperdício de energia e de dinheiro que movimentam a mídia e os poderes da República. A última encheção de saco é a encrenca do momento entre o magnata dono do “X”, Elon Musk, e o Ministro do STF  Alexandre de Moraes.

       Morais comanda um inquérito denominado “das fake news”, o qual vem se arrastando há muito tempo. No Senado, a regulamentação do uso da internet para a disseminação de notícias, falsas ou verdadeiras, foi aprovado ainda em 2020, ano no qual foi apresentado pelo Deputado Alessandro Vieira, mas que há quatro (anos) dorme esplendidamente na Câmara dos Deputados. (Será que há quem esteja querendo matar alguém pelo cansaço0? Moraes incluiu, agora, o mega empresário no Inquérito das Milícias Digitais. Penso que agora a análise do projeto de regulação das mídias sociais terá que andar. A falta de leis normatizando a questão da utilização pelas mídias digitais é que está gerando toda a confusão. Urge que se trabalhe, que se faça a coisa andar, pois há muitas dúvidas em relação ao tema. Coisas mais sérias e que atingem pessoas normais e não os querelantes que ocupam os espaços na imprensa.

       Os que defendem Elon Musk, e ele próprio, falam que o Brasil pratica a censura nas comunicações. Mauk baseia-se em jornalistas estrangeiros que acusam Morais de solicitar informações pessoais de pessoas que se manifestam, longe do que é permitido pela nossa Constituição. Os verdadeiros democratas desejam a liberdade de expressão. O Ministro do STF pensa bem diferente. Então, a bagunça está instalada mais uma vez. Para a Imprensa, é uma festa, que ganha assunto para trabalhar. O dono do X quer que as contas do tuíter (agora X), sejam liberadas para que jornalistas, empresários e outros influenciadores possam se manifestar através da  plataforma da qual é proprietário. Mais do que questões de política e de ideologia, Elon Musk tem interesses econômicos em muitos países do mundo. O dinheiro, para ele, está bem acima do que as encrenquinhas da política brasileira.

       O confronto entre o empresário e o Ministro acabaram por deixar mais de lado outra crise, a da Petrobras. Divergência entre o Presidente da Estatal e o Ministro das Minas e Energias, que acabou provocando uma reunião de Lula com ministros na noite de domingo,  e ainda o problema político da relação do Brasil com Nicolás Maduro, o Presidente da Venezuela, que está colocando um estado de seu País dentro do território da Guiana.

       Mulheres perdendo espaço no Governo Lula III – Duas ministras (mulheres), Ana Moser, do Esporte, e Daniela Carneiro, do Turismo, foram dispensadas e substituídas por homens. A chefe da Caixa Econômica Federal, Rita Serrano, idem. Na aposentadoria da Ministra Rosa Weber, do STF, ela foi sucedida por um indicado por Lula, também homem. Agora, está em curso um plano atribuído à primeira dama Janja, para que Anielle Franco, irmã daquele vereadora que foi assassinada no Rio de Janeiro, seja candidata a Vice-Prefeita na Capital Carioca. Jornalistas atentos já se manifestam sobre isso, dizendo que a esposa atual do Presidente da República está fazendo isso para que a Ministra seja honrosamente jogada pra escanteio, pois não há mais interesse em mantê-la perto do Poder Central, uma vez que  os mandantes do referido assassinato já estão presos e a narrativa de que os encomendadores  do crime seriam milicianos ligados à direita perdeu a razão de existir, porque restou provado que as coisas não são bem assim e que isso não rende mais nada de favorável à  esquerda.

       Sete de Abril, Dia Mundial da Saúde – Só quem fica esperando por exames e cirurgias pelo SUS sabe o quanto o atendimento é ruim no Brasil. Daqui de Joaçaba, centenas de pessoas saem todos os meses para Concórdia, Videira, Xanxerê, Chapecó, Curitibanos e outros lugares para serem atendidos. Tudo se explica, mas nada se justifica! Trabalhei na área, fui gestor, sei das dificuldades. Sei da dedicação dos funcionários de carreira e dos gestores bons e dos medianos....

Euclides Riquetti – Escritor – www.blogdoriquetti.blogspot.com

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos, peço-lhes a gentileza de assinar os comentários que fazem. Isso me permite saber a quem dirigir as respostas, ok? Obrigado!