terça-feira, 28 de julho de 2015

O Brasil em alto risco...

          A situação econômica do Brasil está calamitosa. A política,  também. O descrédito do atual Governo e todo o sistema em si, quando se verificam desentendimentos entre os Poderes Executivo e Legislativo, mais a constatação, pelos investidores, de que a corrupção anda à solta, põem em risco nossa economia, que vai de mal a pior. Os níveis de emprego caindo, os cidadãos retirando suas economias das cadernetas de poupança, os preços das mercadorias nos supermercados em elevação, e os que têm algum dinheiro guardado não querendo gastar porque temem que percam o seu emprego, infelizmente.

           Nesta terça,  A agência de classificação de risco Standard & Poor's colocou nosso País em perspectiva negativa a nota  brasileira, mas manteve o grau de investimento do país. Ficamos a "um fio da queda", um degrau fora da água, mas caminhando para a submersão.  Segundo a influente agência, a nota em moeda estrangeira de longo prazo foi mantida em nível "BBB-", (não, nada de Big Brother Brasil), ou seja, um degrau acima do nível especulativo, porém  a perspectiva passou de estável para negativa.

          O cenário é péssimo. A popularidade da Presidente reeleita está em baixa, com apenas 7,7 % de aprovação, de acordo com recente pesquisa do IBOPE. Ainda, a falta de diálogo e entendimento com o Congresso Nacional, em especial as desavenças com o Presidente da Câmara Federal, Deputado Eduardo Cunha, e a dificuldade de convencimento para que o ajuste fiscal proposto pelo Governo seja aprovado, mais a perspectiva de aprovação de projetos que aumentarão as despesas da União, causam turbulência no cenário econômico, com visível repercussão na credibilidade do Brasil, afastando os possíveis investidores estrangeiros. A Operação Lava jato, que investiga e revela a "bagunça e a corrupção" na gestão da Petrobrás, uma das maiores petroleiras do mundo, também é fator altamente influente. Em razão de tanta "notícia ruim", nosso Real está perdendo força. O dólar, hoje, está com a maior cotação dos últimos 12anos. Preocupante!

          A situação de Dilma Rousseff é bastante complicada. Nem seu Vice, Michel Temer, está conseguindo realizar a articulação política que ela esperava quando lhe conferiu a tarefa. E os riscos de impedimento existem embora haja controvérsias sobre a existência ou não de base legal para isso.

          Santa Catarina, nosso Estado, que sempre teve alto nível de empregos está com  a empregabilidade em risco também. O Turismo, que é a salvação de nossa lavoura no verão, está com péssimas perspectivas de sucesso. O setor tem apresentado um número de demissões assustador,  e a possibilidade de reação para este ano é muito ínfima.

          A incerteza é sempre algo que nos preocupa, em todos os campos da vida. Vamos torcer que as coisas se ajustem em médio prazo...

Euclides Riquetti
28-07-2015

        

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos, peço-lhes a gentileza de assinar os comentários que fazem. Isso me permite saber a quem dirigir as respostas, ok? Obrigado!