quinta-feira, 30 de julho de 2015

Água poluída para provas nas Olimpíadas do Rio

         No dia 02 de outubro deste ano serão completados 7 anos desde que, em Copenhague, na Dinamarca, o Brasil foi  escolhido como País-Sede para a realização dos Jogos Olímpicos de 2016, contemplando a cidade do Rio de Janeiro como palco do maior evento poliesportivo do mundo. Algumas tarefas, o tal do "dever de casa", não mereceu a devida atenção. Parece-nos que, como já é de nossa cultura, apenas há a preocupação com as obras que causem impacto visual, não com a qualidade estrutural. Na questão ambiental e  sanitária, um comportamento ridículo. Já gastaram R$ 10 bilhões para despoluir a Baía de Guanabara e dizem que precisam de mais R$ 20 bilhões.

         Os Jogos Olímpicos foram iniciados em Atenas, na Grécia, 2.500 anos antes de Cristo, embora alguns historiadores atribuam a datas mais recentes. Em 393 depois de Cristo foram suspensos,  e retomados em 1896,  com o início da realização das Olimpíadas da Era Moderna, também em Atenas. EM 1900, em Paris.  As Olimpíadas irão ter sua edição no Brasil no início do segundo semestre de 2016, daqui a um ano, portanto. No entanto, os principais noticiosos brasileiros desta quinta-feira, 30, nos dão conta de que a baía de Guanabara, e a Lagoa Rodrigo de Freitas, dois dos três locais onde serão realizadas as provas náuticas com equipamentos, estão  horrivelmente poluídas. E, de 10 emissores de esgotos existentes na Baía de Guanabara,  , apenas um foi adequado de forma a não mais poluir as águas. 

        Agora, velejadores estrangeiros que estão chegando para treinarem estão se queixando da péssima qualidade da água ali. Um competidor estrangeiro reclamava de que havia muitos animais mortos e  até móveis boiando na água, que se encontra excessivamente escura, denotando haver poluição no local, sem condições de balneabilidade e prática de esportes.

         Uma universidade gaúcha examinou as águas dos locais das provas e a constatação foi a de que as pessoas que tiverem contato com as mesmas correm sérios riscos de ficarem doentes, uma vez que há muitos vírus na composição.

          No Brasil, e lamento ter que dizer isso, o planejamento de ações públicas, normalmente, é feito por incompetentes e as ações acontecem na base da improvisação. É uma vergonha para nós, que em todos os momentos estamos nos noticiários por causa de nossos malfeitos. E, ainda esperamos que nossos atletas estejam sendo bem preparados, pois, como anfitriões, temos a obrigação de não fazer feio. fazer bonito, dadas as circunstâncias, é algo muito difícil.

Euclides Riquetti
30-07-2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos, peço-lhes a gentileza de assinar os comentários que fazem. Isso me permite saber a quem dirigir as respostas, ok? Obrigado!