segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Sábado memorável em Bituruna e Faxinal do Céu

    
Nossa turma defronte ao Hotel Grezelle, em Bituruna - PR

           Estivemos com um grupo de amigos aqui de Joaçaba, Luzerna e Lacerdópolis,  visitando a cidade de Bituruna, e o Distrito de Faxinal do Céu, em Pinhão, no Paraná. Bituruna é a Terra do Vinho e da deliciosa comida italiana, e Faxinal do Céu é um parque florestal em que se situa um Jardim Botânico, mantido pela Copel, onde praticamente todas as espécies vegetais existentes no mundo estão ali plantadas.

          Na parte da manhã, fomos recebidos pelo Jairo Ravanello e sua esposa Rosane, na sua agência de Turismo, a Bitur, que tem filial em Porto União. A empresa é muito bem conceituada em seu meio de atuação, tanto no Centro Sul do Paraná quanto no Centro Norte de Santa Catarina. Jairo pé presidente do Conselho Municipal de Turismo e não mede esforços para que a atividade se desenvolva naquela região, Nossos parceiros e apoiadores. Recebem com muita hospitalidade as pessoas que incentivo a irem para lá. Em Bituruna fazem a maior polenta do mundo. Em Bituruna produzem vinhos, sucos e espumantes da melhor qualidade.

          Deixamos o ônibus da Zarpellon, de Herval d´Oeste, conduzido pelo amigo e parceiro Dalvino, que é extremamente cuidadoso e muito atencioso para com os passageiros que utilizam os coletivos da empresa da família Zarpellon, e tomamos outro da Bitur para cumprirmos o roteiro de visitação que incluiu as vinícolas Di Santi, Sanber e Dal Mont. Degustação de vinhos, queijos e vinhos, com palestra especial sobre vinhos pela enóloga Michele, da Sanber, e visitação ao casarão (museu), construído por seus avôs há mais de 70 anos. Almoço no Restaurante Massas Beponi, do amigo José Masiero, o Bépi, situado na área rural em lugar muito aprazível, ao lado de seus açudes de criação de peixes. Deliciosa comida italiana com polentas, salames, queijos, canelones, tilápias, lasanhas, maccarrônis e outras.

          Na hora do almoço, uma surpresa inimaginável para mim e a Miriam. Apareceu lá nosso querido e abençoado filho, Fabrício Guilherme, que mora em Maringá e estava vindo para Santa Catarina a trabalho, com a esposa Luana Fagundes dos Passos, a Psicóloga natural de Ibicaré, filha do João Maria e da Dona Maria, gente muito simpática e amiga.  Ficaram conosco não mais do que 15 minutos, mas foi uma alegria intensa ter a presença deles por lá.

        Ingressamos no Hotel Grezelle próximo das 14 horas, e depois partimos rumo ao Faxinal  do Céu. Lá, fomos recebidos pela Neusa e pelo Engenheiro Mário Torres, que sabe tudo de botânica e conhece profundamente o Horto daquela grande área florestal. Segundo ele, praticamente todas as espécies de plantas no mundo estão plantadas no horto. Mostrou-nos, com a ilustração de seu conhecimento, centenas de árvores americanas, asiáticas, africanas e européias, despertando nossa curiosidade.




         O Mário, muito competente e atencioso, dispensou a atenção a todos nós e satisfez a curiosidade de todos. O Gabriel Dapper dos Santos, neto de nossa amiga Olírica Dapper, fez muitas perguntas. A admiração esteve estampada nos rostos e olhos da Dona Noely e do Jacó Ungericht, do Engenheiro João Ungericht e da esposa Édina, da Miriam, do seu Zeno e da Ione Gauze, da Clarice e do Maicon Emmerich, com sua princesinha Maria Isabel, de seis anos, do Rogério Pereira e do Gilmar Leoratto, da Gema Bonamigo e de sua neta Beatriz Lazzarini, do Primo Cordazzo, do Gilberto Barra Verde Almeida (Herval Velho), e do caro primo Juranti Riqueti e sua esposa Neiva, com o jovem Júnior.


       No fim da tarde, paramos num mirante para admirar a barragem da Usina de Foz do Areia, uma obra de engenharia e arquitetura portentosas, chegando ao hotel ainda em dia claro. Depois, visitamos a Cantina da Vinícola Bertoletti, onde houve nova degustação de vinhos e jantamos no Empório Italiano, com comida muito deliciosa, ótimo ambiente e bom atendimento.

        O sono reconfortado veio no hotel Grezelle, coberto pelo silêncio inspirador da noite biturunense. Obrigado a todos os que nos possibilitaram um ótimo sábado. 


Euclides Riquetti
05-12-2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos, peço-lhes a gentileza de assinar os comentários que fazem. Isso me permite saber a quem dirigir as respostas, ok? Obrigado!