segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Quando as notícias se sobrepõem







       Na semana passada, o mundo de Michel Temer tremeu muito. Talvez  tenha sido o pior momento do novo Governo, quando o Ministro da Cultura, Marcelo Calero, pediu demissão, fez denúncias à Polícia Federal envolvendo ministros muito próximos do Presidente, e declarou ter realizado gravações sobre a tentativa de o persuadirem a atuar junto ao Iphan em favor da liberação da construção de um prédio na Bahia, em que o Ministro Geddel Vieira Lima adquiriu um apartamento na planta. O Ministro vinha atuando em causa própria e acabou pondo até o Presidente no rolo. Ficou evidente o quanto Temer está rodeado de picaretas. Mas tem muita sorte, pois nos dias que se sucederam, alguns fatos novos passaram a ocupar a imprensa brasileira.
       Quando a notícia ganhava proporções enormes, eis que Fidel Castro, o Ditador Cubano, vem a falecer aos 90 anos de idade. Parece que alguns canais de TV o transformaram num grande herói latino-americano,  quando na verdade o cubano  foi um verdadeiro tirano, mandando fuzilar todos os que se opunham ao seu regime. Melhor que uma irmã e uma filha de Castro deram depoimentos sobre a conduta condenável do ditador, para que se possa analisar quem realmente ele foi. A grande cobertura dada ao fato ajudou a diminuir o espaço dado aos desassossegos de Michel Temer.
       Na madrugada desta terça, 29, outro fato importante ocupou as manchetes de toda a imprensa brasileira e internacional: um avião caiu na Colômbia, matando 71 dos 77 ocupantes do mesmo, próximo a Medellín, para onde a equipe da Associação Chapecoense de Futebol estava se dirigindo, a fim de enfrentar o Clube Atlético Nacional, na primeira partida pela final da Copa Sul Americana de Futebol.
       Ao fim do mesmo dia, por 61 votos a 14, o Senado Federal aprovou, em primeira votação, a PEC da limitação dos gastos públicos. Nessa ocasião, militantes da esquerda manifestaram-se contrários, protestando defronte ao Congresso Nacional, causando intensa confusão, merecendo generosa cobertura da TV.  E isso serviu, também, para desviar a atenção dos brasileiros, que já estavam com os olhos voltados,  naquele momento, para a tragédia com jogadores e dirigentes de nossa Chape, e com jornalistas.
       Lamentamos profundamente a perda de tantas vidas, O Oeste Catarinense se enlutou. Houve comoção e consternação de todos os brasileiros, pois 19 dos 22 atletas da Chape perderam a vida no trágico acidente.
        Enquanto isso, aqui em Joaçaba, o prefeito Bigode vai escolhendo seus secretários: Para a Administração e as Finanças, Jorge Dresch; para a Educação, Marilena Detoni; para a Saúde, Celso Brancher;  e Gustavo Deon para a Diretoria de Comunicação Social.  De minha parte, nenhum reparo a fazer. Os três secretários já mostraram sua capacidade de trabalho no serviço público e o diretor é bem conceituado na sua área de atuação. Todos poderão ajudar muito a nova administração. Há algumas especulações sobre os futuros ocupantes das demais pastas, e alguns nomes que andam por aí estão recebendo críticas. Concordo com a maioria delas.
Euclides Riquetti – Professor Aposentado
Técnico em Contabilidade

Um comentário:

  1. Acertou em cheio ao dizer que Temer está rodeado de picaretas esqueceu, no entanto, de dizer que ele é o maior de todos.
    Quem acompanhou suas desconcertantes atitudes com relação ás vítimas e ao velório em Chapecó (primeiro disse que não ia ao velório, depois, amparado pelo dilúvio foi).
    Político sem vergonha metido até o pescoço em todas as sujeiras da República... A mim não representa. O Brasil não merece figura tão funesta.

    ResponderExcluir

Amigos, peço-lhes a gentileza de assinar os comentários que fazem. Isso me permite saber a quem dirigir as respostas, ok? Obrigado!