sábado, 18 de junho de 2022

Ouro - 59 anos! - Homenagem aos ex-Prefeitos: José Camilo Pastore

 


                                     (Pastore, entre o Vice Renê Módena e o Prefeito Dire Duarte)

       José Camilo Pastore foi Prefeito Municipal em Ouro de 21 de fevereiro de 2005 a 01 de janeiro de 2008.  Engenheiro Agrônomo de formação, com experiência e grande conhecimento nas lides da produção agropecuária, Pastore também é capacitado administrador na área privada, onde liderou diversos empreendimentos, na modalidade associativa, que são responsáveis por boa parte da arrecadação de tributos em Ouro. Teve como vice-prefeita a professora Nadir Nardi, o que se constituiu num grande feito em favor das mulheres na política local. Pastore foi duas vezes vice de Sérgio Durigon e uma de Neri Miqueloto. 

       Pasore chegou em Ouro em meados da década de 1980, atuando como Engenheiro Agrônomo da EPAGRI, estatal que atua junto ao produtor rural, incentivando-o à busca do conhecimento nas práticas da atividade agropecuária e na conservação do solo e meio ambiente. Estimulou os produtores ao plantio de novas culturas de inverno e verão, notadamente o incremento de pastagens para o gado leiteiro e mesmo de vegetais para enriquecer a produção de suínos. O melhoramento genético do gado suíno e bovino também teve grande avanço pelo seu incentivo, tanto como gestor público como gestor empresarial privado.

       Como prefeito, realizou importante trabalho na revitalização dos prédios municipais, notadamente da Biblioteca Municipal Prefeito Ivo Luiz Bazzo, onde instalou o Serviço Social no seu subsolo, bem como do Ginásio de Esportes André Colombo.  Apoiou a criação de entidades organizadas para a produção em associativismo, concedeu apoio financeiro a grupos organizados nas comunidades rurais, empenhou-se fortemente na introdução do serviço de internet na área rural.

       Na Educação, ampliou a Escola Professor Guerino Riquetti e ofereceu cursos de capacitação aos professores para progressão na carreira. Na Saúde, reestruturou a Unidade Sanitária Central, e deu amplitude ao Programa da estratégia de Saúde da Família. Buscou recursos para a implantação de captação de águas de poços profundos em comunidades. Nas ações da infres-estrutura, melhorou o parque de máquinas da Prefeitura para a realização da conservação das estradas e apoio à propriedade rural e empresarial urbana, e realizou a pavimentação em ruas na cidade  e melhorias no sistema viário da área rural.

       Grande incentivador do Turismo, foi o articulador e sócio-fundador do Balneário Thermas de Ouro, o mais importante atrativo turístico em Ouro. Na Praça Pio XII, edificou um altar, numa espécie de capitel para Nossa Senhora dos Navegantes, a Padroeira do Municíupio, dotando o local de uma infra-estrutura bem útil, com a construção de sanitários públicos. 

       Pastore foi um administrador muito organizado, bom planejador e apoiou empresas, as melhorias estruturais para as atividades do turismo. As principais empresas industriais e comerciais implantadas em Ouro nas duas presentes décadas, foram implantadas sob seus auspícios, inclusive com ele próprio sendo partícipe de sua composição societária. Criativo e dedicado, costuma tirar soluções para os problemas facilmente, tirando coelhos das cartolas.


Euclides Riquetti

18-06-2022



      

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos, peço-lhes a gentileza de assinar os comentários que fazem. Isso me permite saber a quem dirigir as respostas, ok? Obrigado!