sexta-feira, 3 de março de 2023

Versos árcades



Não farei rimas consonantais

Nem abusarei de combinações vogais

Apenas direi o que o coração ditar

Não rimarei adjetivo com verbo regular.


Farei poemas de meus desatinos

Farei sonetos com verso livre

E se julgar que for de bom alvitre

Comporei sonetos alexandrinos...


Farei paródias de canções conhecidas

Repetirei os verbos, porei conjunções

Mas não ousarei desatar emoções

E nem buscarei lembranças perdidas.


Não farei mais nada que não seja eterno

E nem serei um reles parnasiano

Eu a esperarei, ano após ano

Outono, verão, primavera e inverno.


E, quando disser: eu também o amo

Eu lhe entregarei meu coração  profano

Onde ainda cabe nosso amor mundano...


Euclides Riquetti

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos, peço-lhes a gentileza de assinar os comentários que fazem. Isso me permite saber a quem dirigir as respostas, ok? Obrigado!