domingo, 11 de outubro de 2015

O respeito para com as crianças

          Neste dia consagrado às crianças, eu me propus a fazer uma oração por elas, em especial àquelas que têm que deixar o país de origem para buscar outros lugares para viver. Neste ano, temos visto a fuga dos sírios para outros países, através do mar e dos trens, e mesmo em longas caminhadas. Dá pena ver que, entre os adultos, também há crianças vulneráveis, totalmente expostas a toda a sorte de perigos. Sofrimentos e morte...

          Mesmo com avanços nas políticas públicas, as crianças brasileiras ainda estão em alto risco social. E, se imaginarmos que  todos os menores infratores que lotam os internatos, portanto com menos de 18 anos, quando iniciamos o novo milênio eram crianças, temos a plena convicção de que fracassamos. E nem podemos alegar que foi a falta de investimentos. Deve haver um "algo mais" que possa explicar o que vem acontecendo.

        Um jovem que está com dezessete  anos, tinha apenas dois no ano 2.000. Os órgãos públicos foram altamente aparelhados com instalações, laboratórios e material humano. Aqui no Sul do Brasil, avanço grande na escolaridade dos professores e dos profissionais da assistência social. Melhorou  muito a estrutura pública, tanto nas redes estaduais como nas dos municípios. Mas isso não significou que tenhamos melhorados as estatísticas. Não me cabe apresentar números, mas vejam os noticiários, leiam jornais e revistas, portais virtuais, e tirem suas próprias conclusões.

          Fracassamos, sim! E fizemos muita propaganda (gastamos muito dinheiro com isso!) e não temos os resultados de que precisamos. Lamentavelmente, ainda vemos pais (homens e mulheres), irresponsáveis. E autoridades omissas.

         É preciso que cada um faça sua parte, dando bom exemplo e aconselhamento. E com a cobrança, a quem de dever, para que as crianças sejam tratadas com dignidade.

Euclides Riquetti
11-10-2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos, peço-lhes a gentileza de assinar os comentários que fazem. Isso me permite saber a quem dirigir as respostas, ok? Obrigado!