quarta-feira, 21 de março de 2018

Acidentes: algo que nos assusta....

      

Foto de Caco da Rosa

       Na manhã de terça, 20, pela manhã, fomos a Curitibanos buscar um familiar que estava naquela cidade em tratamento médico, com uma ambulância do Serviço Municipal de Saúde de Ouro. A viagem transcorreu dentro da normalidade, o paciente estava muito bem, alegre e disposto. Voltamos conversando eu, ele e o motorista, Alexandre Almeida, filho do casal de amigos Zeca e Inês, ele comerciante proprietário de uma garagem de veículos em Capinzal e ela professora aposentada, minha colega durante duas  décadas e pouco nas lides de educação da Escola Prefeito Sílvio Santos.
 
       O papo, durante quase que uma hora e meia de viagem, foi muito agradável, perguntei ao Alexandre sobre pessoas de nossa cidade natal, fiquei muito contente e saber que seus primos tinham se encaminhado bem na vida. Todos foram meus alunos no Mater Dolorum.

       Tão logo saímos de Curitibanos em direção a Campos Novos, havia em caminhão em nossa frente, carregado de tijolos de múltiplos furos. Começamos a falar sobre isso, argumentei que muitos caminhões andam lentamente pelas rodovias, pois nos parece que o peso da sua carga é maior do que a capacidade de o veículo suportar. Também encontramos duas julietas vindo do sentido contrário, que comentamos serem veículos que carregam muito peso e que, muitas vezes,  represam o trânsito dos outros carros, principalmente nas subidas dos morros onde não há pista adicional.

       Pois, ao final do dia, vejo num site regional que um caminhão foi atingido por outro, por trás, na ponte Ítalo Remor, sobre o Rio do Peixe, na divisa entre Herval d ´Oeste e Joaçaba, menos de 5 Km de minha casa. O mesmo veículo Mercedes-Benz que tínhamos ultrapassado na estrada,  com placas de São Miguel d ´Oeste, por pouco não despencou da ponte, parando no seu cercado lateral. Uma cegonha, com placas de Dionízio Cerqueira, com a falta de freios, ao descer a Serra de Herval, na BR 282, ia ultrapassa o Mercedes carregado de tijolos e seu condutor percebeu que vinha um carro pequeno na direção contrária e, para evitar uma fatalidade, puxou seu caminhão para a direita, atingindo o outro. Felizmente, foi apenas um susto para os dois motoristas, que tiveram apenas danos materiais nos caminhões que conduziam.

       Temos verificado, em nossa região, que acontecem muitos acidentes por falta de freios ou mesmo em razão da pista muito lisa da BR 282, aqui na região de Joaçaba. Nos dias de chuva, então, a pista fica muito perigosa, devendo os condutores de veículos andarem em baixa velocidade e com todo o cuidado possível.

Euclides Riquetti
21-03-2018




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos, peço-lhes a gentileza de assinar os comentários que fazem. Isso me permite saber a quem dirigir as respostas, ok? Obrigado!