quinta-feira, 22 de março de 2018

Como está o atendimento às expectativas do eleitor pelos prefeitos de nossas cidades?


Resultado de imagem para fotos ponte contorno viário de capinzal

Nova Ponte sobre o Rio do Peixe liga Ouro
a Capinzal - foto de Michel Teixeira


      No serviço público, ações que numa empresa acontecem normalmente, demoram muito mais a acontecer. A burocracia é muito maior, há ritos demorados a serem cumpridos. Por outro lado, na campanha eleitoral de 2016, os candidatos a prefeito das cidades criaram muitas expectativas nos eleitores, promessas que não vão ser cumpridas. Mesmo políticos experientes acabaram decepcionando seus eleitores.
       Logo chegará o período eleitoral e as obras oriundas de convênios que não tiverem sido comprovadamente iniciadas e com medição da execução antes dos referidos, não serão pagas. Havendo segundo turno, tanto para Presidente quanto para Governador, nada mais acontece, até mesmo porque os que estarão deixando os cargos não correrão o risco de deixarem de cumprir com a Lei de Responsabilidade Fiscal. E, a partir da 2019, com novos administradores nas esferas estadual e federal, certamente que no primeiro ano de sua administração puxarão o freio de arrumação, deixando de liberar recursos de emendas que não forem liberadas no exercício de 2018. A experiência que temos no serviço público nos diz isso.
       Ainda, após as eleições em nível federal e estadual, os políticos começam a se movimentar visando à participação no pleito seguinte. E, quando abrirem os olhos, os prefeitos perceberão que seu mandato terá terminado e que não fizeram nem metade do que imaginavam que fizessem em quatro anos de seu governo.
       Todo esse introito faço para dizer que Ouro e Capinzal estão com a execução de seu contorno viário indo de vento em popa. Na terça, 13, estive lá e verifiquei que a ponte sobre o Rio Leãozinho está concluída e a sobre o Rio do Peixe está em fase de acabamento na obra civil. E, coincidentemente, encontrei lá o Engenheiro Euclides Albuquerque, do DEINFRA, com quem participamos da escolha do traçado daquele contorno, há mais de uma década, juntamente com o então prefeito de Ouro, José Camilo Pastore, e o Diretor de Trânsito Eloir Zeferino de Oliveira, o Baixinho. Relembramos daquela tarde em que percorremos o trecho, a partir de Linha Caravággio, em Ouro, passando depois para a parte da margem esquerda do Rio do Peixe, indo pelas linhas Galdina , Residência e São Roque, em Capinzal, até chegarmos às proximidades da Unoesc. O Engenheiro Euclides desenhou o traçado da via e a localização das pontes, eu mesmo redigi a documentação de solicitação de projeto e execução ao Governo do Estado de Santa Catarina, ajudei a organizar as necessárias audiências públicas, acompanhei todo o processo de reivindicação, que compreendeu a administração de José Camilo Pastore e depois de Neri Luiz Miqueloto, em Ouro, e de Nilvo Dorini e Leonir Boaretto em Capinzal.
       Restam algumas indenizações de propriedades e “antes do período eleitoral”, a obra estará concluída. E o trecho da Rodovia Ouro a Jaborá, na avaliação dos moradores lindeiros, ficará concluída ainda neste ano.  Foram três décadas de espera pela pavimentação da Rodovia e uma dúzia de anos pela implantação do contorno viário. Então, continuamos aguardando que Joaçaba, Herval e Luzerna também produzam seu projeto, tão esperado pela população dos três municípios.

Euclides Riquetti – Escritor – Membro da ALB/SC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos, peço-lhes a gentileza de assinar os comentários que fazem. Isso me permite saber a quem dirigir as respostas, ok? Obrigado!