sábado, 6 de agosto de 2022

O último grito de Agnaldo Timóteo

 


 



       O cantor brasileiro Agnaldo Timóteo, aos 84 anos, faleceu em 03 de abril de 2021, vitimado pela Covid 19, no Rio de janeiro, onde se encontrava hospitalizado. Natural de Caratinga, Gerais, viveu a maior parte de sua vida do Rio de Janeiro. Em sua cidade natal, foi torneiro mecânico, fabricante de peças para veículos automotores. Paralelamente, cantava em emissoras de rádio locais, em Governador Valadares e Belo Horizonte. Também em circos que por ali passavam. Imitava Cauby Peixoto. Estava internado no Hospital Casa São Bernardo, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, desde o dia 17 de março. 

       Na década de 1960, morando no Rio de Janeiro, conseguiu emprego como motorista da já famosa Ângela Maria, que possuía carro mas não sabia dirigir. Após uma apresentação na TV Rio, em programa de jair Taumaturgo, depois de muito "ralar", Agnalto Timóteo conseguiu um contrato com a gravadora EMI-Odeon. As coisas passaram a melhorar e ele virou ídolo da Jovem Guarda. Seu primeiro sucesso foi "Mamãe", uma versão de "La Mamma". Gravou versões de músicas que faziam sucesso ao redor do mundo e foi projetado para a fama. Depois de ser bem sucedido com o álbum "Obrigado Querida", passou a dominar as grandes paradas das rádios brasileiras com "Meu Grito", canção composta por Roberto Carlos. Seus duetos com Ângela Maria são a excelência na modalidade no Brasil 

       Dentre seus maiores sucessos, ao longo da carreira, estão "Ave Maria", "Verdes Campos de Minha Terra", Alegria do Amor, O Grito, A Casa de Irene, e muitos outros. Afinal, foram 437 músicas gravadas e todas de excelente qualidade. O romantismo de Agnaldo Timóteo, a beleza de sua voz e a paixão pelo ato de cantar contagiou pessoas de todas as idades, raças e credos.

       Pessoalmente, duas músicas muito me marcaram: "Meu Grito" e "Verdes Campos da Minha Terra", pois foram sucesso e tocaram nas rádios na minha melhor época da vida, adolescência e início da juventude em Capinzal e Ouro, e em Porto União e União da Vitória, na juventude. 

Meu Grito: 

       Se eu demoro mais aqui,

eu vou morrer
Isso é bom
Mas eu não vivo sem você
Eu não penso mais em nada
A não ser só em voltar
Vou depressa e levo o meu amor nas mãos
Para lhe dar
Já não durmo
Morro até só em pensar
E se canto
Só o seu nome quero gritar
Mas se eu grito todo mundo
De repente vai saber
Que eu morro de saudade
E de amor por você
Ai que vontade de gritar
Seu nome bem alto no infinito
Dizer que meu amor é grande
Bem maior do que meu próprio grito
Mas só falo bem baixinho
E não conto pra ninguém
Pra ninguém saber seu nome
Eu grito só meu bem.

Mas só falo bem baixinho
E não conto pra ninguém
Pra ninguém saber seu nome
Eu grito só meu bem.


Homenagem sincera e emocionada de seu fã

Euclides Celito Riquetti - Blog do Riquetti

Joaçaba SC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos, peço-lhes a gentileza de assinar os comentários que fazem. Isso me permite saber a quem dirigir as respostas, ok? Obrigado!