terça-feira, 24 de maio de 2022

Ouro - 59 anos - Homenagens aos ex-prefeitos: Adauto Francisco Colombo

 

       Adauto Francisco Colombo, formado em Técnico de Contabilidade e em Administração de Empresas, de nível superior,  foi prefeito em Ouro - SC - no período compreendido entre 31 de janeiro de 1973 e 01 de fevereiro de 1977, tendo como vice o empresário Juventino Baretta. Uma das primeiras ações foi melhorar a estrutura de trabalho técnico contábil e financeiro, com aquisição de mobiliários, fichários, calculadoras e máquinas de escrever. 

        Grandes e importantes obras foram executadas e projetos implementados em seu mandato. O Sistema de captação, tratamento e distribuição de águas pelo SIMAE foi implantado em conjunto com o município de Capinzal, com isso a população obtendo grandes ganhos em termos de saúde. A prefeitura, com seus equipamentos e pessoal, realizou a abertura de valas para o assentamento dos encanamentos. Além de convênios  celebrados com o Governo Federal, houve investimentos com recursos próprios. 

       Realizou pavimentação com paralelepípedos nas Ruas Presidente Kennedy e Formosa, iniciando o da Senador Pinheiro Machado.  Construiu o Ginásio Municipal de Esportes André Colombo, na época o mais moderno do vale do Rio do Peixe, realizando ali grandes e memoráveis eventos esportivos. Também construiu campos de futebol e prédios escolares na área rural.

  

         Em convênio com o Governo do Estado, foi construído o prédio atual do Colégio Estadual Prefeito Sílvio Santos.  A preparação do terreno demandou volumoso trabalho de máquinas, com caminhões, tratores e carregadeiras do Município. O município idealizou e projetou o prédio escolar. Fundou a Biblioteca Municipal que, adiante, recebeu o nome de Prefeito Ivo Luiz Bazzo.Sistematizou o Sistema Municipal de Ensino, organizando Plano de Carreira dos professores e oferecendo cursos de capacitação.

         Na Agricultura, realizou transporte de calcário para os agricutores,uma iniovação na época. Conseguiu que o município tivesse escritório local da ACARESC e apoiou a implantação do Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura. 

   Adquiriu máquinas modernas para a melhoria das estradas rurais e realizou obras de artes corrrentes. Construiu a garagem municipal. Fez consideráveis investimentos na conservação e melhoria das estradas rurais, implantando bueiros de pedra e melhorias das artes correntes em geral.

        Após concluir seu mandato passou a atuar na área industrial, junto às Indústrias Reunidas Ouro e, posteriormente, na pública, Como servidor da Fazenda Pública Estadual.  Fica nossa mais sincera homenagem ao saudoso Adauto e a todos os seus familiares. 

Euclides Riquetti

24-05-2022

            

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos, peço-lhes a gentileza de assinar os comentários que fazem. Isso me permite saber a quem dirigir as respostas, ok? Obrigado!