quinta-feira, 9 de novembro de 2017

Papa Francisco e os celulares, Donaldo Trump e o seu twitter

         Resultado de imagem para fotos de Papa Francisco e celulares


          Donald Trump esteve na China nesta quarta-feira. Lá o aplicativo twiter tem seu uso proibido. Mas ele obteve autorização para comunicar-se através dele. Aqui em Joaçaba, fiquei observando as pessoas que caminham pelo centro da cidade olhando para seu telefone celular. Em cada grupo de dez mulheres, às 13 horas da terça-feira, 6 estavam lendo e respondendo a mensagens. E no grupo masculino, 4  em cada dez homens com o celular na mão. Os mais jovens lendo alguma coisa. Os adultos apenas segurando o aparelho.

          Foi notícia no mundo o "pito" bem educado e elegante que o Papa Francisco passou nos que assistiam à sua missa na Praça de São Pedro, no Vaticano. Pediu que mantivessem guardados os seus celulares e que deixassem de tirar fotos durante a missa. Disse a fiéis, sacerdotes e bispos, que aquilo não era um espetáculo, mas sim uma celebração, uma missa.

          Na tradução do italiano para o português, pudemos observar que ele disse:  "vamos elevar nosso coração". "Ele não diz 'vamos elevar o celular para tirar uma foto'. Não, isso é feio!". Disse ainda:
"Eu fico muito triste quando celebro a missa aqui na praça ou na basílica e vejo tantos telefones erguidos. Não apenas dos fiéis, como também de alguns sacerdotes e, inclusive, bispos. Por favor! A missa não é um espetáculo", insistiu Francisco.

          Concordo com ele. Acho até que os turistas que estão por lá devem tirar as fotos, pois são grandes lembranças que guardam para si ou propagam nas redes sociais. Mas sacerdotes e bispos deveriam evitar isso. Embora que os religiosos "visitantes" também se sentem muito felizes e honrados em levar uma foto de uma missa de Francisco...
       

Euclides Riquetti
09-11-2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos, peço-lhes a gentileza de assinar os comentários que fazem. Isso me permite saber a quem dirigir as respostas, ok? Obrigado!