quinta-feira, 25 de junho de 2026

Como se o tempo não tivesse passado

 


 

Resultado de imagem para imagens mulher no infinito


Como se o tempo não tivesse passado

É como se meu tempo não tivesse passado
E é como se tudo fosse um sonho eterno
Algo fascinante, algo encantador e terno
Que calou em mim; ficou aqui gravado..

É como se a vida fosse só o que foi vivido
É como se não houvesse um futuro adiante
Nada de novo, apenas o passado já distante
Apenas um livro diário já escrito,  antigo...

É como se tudo fosse estático, permanente
Apenas dias nublados, chuvas, tempestades
Ventos que sopram os fogos das vaidades
Como se tudo fora o passado sem presente...

É tudo muito confuso, escuro, sem clareza
É o céu na noite em que somem as estrelas
Em que se olha e não se pode percebê-las
É o futuro incerto e o presente sem certeza!

Euclides Riquetti

quarta-feira, 24 de junho de 2026

A chama da paixão que arde

 






Quando a chama da paixão arde
Não importa se é noite, dia, ou fim de tarde....
Quando um coração transborda amor
Pouco conta se faz frio, neva ou faz calor...

Quando um sorriso num rosto se estampa
Porque a alegria vem dele brotando...
Quando, na manhã azul, o sol se levanta
 E seus raios as areias da praia vão bordando...

Quando os namorados fazem juramentos
E querem  misturar pra sempre os sentimentos...
Quando a poeira estiver se assentando na estrada
Depois do trote galopante da boiada...

Quando minhas rimas facilmente se combinam
Porque as palavras se foram campear ao vento...
Quando a melodia das canções nos fascinam
Mesmo que a alma se fira em sofrimento...

O coração arde em paixão
Sim, de verdade, é  a chama da paixão que arde!

Euclides Riquetti

www.blogdoriquetti.blogspot.com 

À mulher amada...

 





À mulher, o poeta mandou flores vermelhas
E lhe deu paixão
Em centelhas.

Escreveu-lhe versos de amor
Que desenhou
Nas pétalas de uma flor.

Desenhou também um coração
E nele seus nomes pincelou
Com toda a sublime devoção:

A de amá-la, infinitamente
A de respeitá-la, eternamente
A de cortejá-la, docemente
A de valorizá-la, certamente.

E o poeta fez-lhe versos surpreendentes
Alegres
Bonitos
Românticos
Comoventes!

Pintou com suas palavras um retrato sem igual
Fantástico
Belíssimo
Magistral.

O poeta queria mandar-lhe um jardim todo.
Mas seria tolo
Se assim o fizesse.
Melhor que ele mesmo lhe dissesse:

Mando-lhe um ramalhete de cada vez
Assim me diz minha sensatez.

Educado,
Preciso fazer-lhe um agrado
Mostrar-lhe minha alegria
Um pouco de cada dia.

À mulher amada
A certeza de ser cortejada
Desejada
Endeusada!

Ao poeta
Que não é Deus nem profeta
Apenas uma certeza:
Poder descrever sua beleza
Infinita
De mulher bonita.

E fazê-la sentir-se, todos os dias
Muito bem amada
Pois é assim que ele a quer:
Feliz sempre, ter muita alegria
Pois todo o dia é dia
É Dia da Mulher!



Euclides Riquetti

Confiança -capital moral!

 


 


Confiança - capital moral!


Confiança é um bem de capital moral

Que o Ser acumula ao longo da vida

Se quebrada, esse patrimônio se esvai

Se cuidada, tem o valor de uma jazida.


Confiança é um ouro que não se acaba 

Um filão que se verte com seu tempo 

Não é um sentimento que nos embriaga

É mais que o vasto azul do firmamento.


Confiança é um bem de volume e tanto

Não há envelope onde se possa guardar

Plante nos jardins, espalhe pelos campos

Plante nas mentes e em todo o lugar.


Colha, com ela, o fruto mais saudável

E os distribua para quem lhe faz bem

Reciprocidade é um campo irrigável

Hoje você planta e a colhe também! 


Euclides Riquetti


www.blogdoriquetti.blogspot.com 

Eu queria ser os pingos da chuva

 

 




Eu queria ser os pingos da chuva
Que molham você
Que escorrem pelo seu corpo
Que alisam seus cabelos pretos
E que beijam seus lábios vermelhos!

Eu queria ser o sol que seca sua roupa
Os lábios que enfeitam sua boca
E que você admira no espelho
E que a tornam uma bela mulher
Mas você não me quer...

Eu queria ser a letra da canção
Ser também o seu repetido refrão
Mas você não me quer

Eu queria ser a noite de lua
A parreira onde você colhe as uvas
Mas você não me quer...

Então só me resta pensar
Desejar
Escrever
E ser os pingos da chuva
Que refrescam a uva
Que você colhe!

Euclides Riquetti

www.blogdoriquetti.blogspot.com 

As imagens de um cenário espetacular

 


 


As imagens de um cenário espetacular


Some seus anos e some os meus

Veja quantos encontros e desencontros

Somados os meus anos e os seus

De nossa árvore formamos forte tronco.


Veja quantas vitórias conquistamos

Descontemos todos os nossos revezes

Cuidemos bem dos êxitos que somamos

E computemos apenas os sonhos leves.


Meçamos os caminhos percorridos

E consideremos a trajetória acumulada

Relembremos dos obstáculos vencidos

Durante esta nossa vida abençoada...


Ouçamos a voz que nos vem com o vento

A melodia suave que ele aqui nos traz 

Guardemos em nossa alma e pensamento

As imagens de um cenário espetacular!


Euclides Riquetti

Há uma loba voraz dentro de ti!

 



 


Há uma loba voraz dentro de ti

Capaz de atacar e de ferir...
Há uma alma oprimida e  assustada
Esperando a hora de ser libertada
Para buscar o teu "Ser Feliz":
Sim, há uma loba faminta dentro de ti!

Garras e  dentes afiados
Um coração que não quer ser domesticado
Mas que procura a desejada  liberdade:
O direito de ter o amor puro e verdadeiro
E de sentir a merecida felicidade
Em todos os dias ...  e no ano  inteiro.

Solta um uivo forte e assustador
E liberta-te do mundo opressor!
Exercita até mesmo a tua vaidade
Distribui sorrisos, abraços,  beldade!

Faze valer a tua capacidade infinita
De ser mulher poderosa e loba  bonita
De amar, de querer e de ser desejada!

Solta teu uivo, corajosa mulher
Há uma  loba voraz dentro de ti
Pois só  queres amar e também ser amada!

Euclides Riquetti

terça-feira, 23 de junho de 2026

Ângelo risca, Ângelo rabisca! ( de 5 anos atrás)

 


 


 

Dizer que é levado

Seria chover no molhado.

Melhor dizer que é inquieto

Que vive contente

Muito esperto

O menino da gente!


O Ângelo é assim:

Gosta de movimento

De ver aviões na janela

Que voam pelo firmamento.

Gosta de flor amarela

De nadar em água barrenta

De correr pelas calçadas

De comer carne assada!


Ah, menino Ângelo

Irmãozinho da Beatriz

Uma menina muito feliz.

Ele tem nome de anjo

Faz suas peraltices

As mais doces criancices

Para alegria do papai Fabrício

E da mamãe Luana. 


Beatriz engatinha pelo chão

Ângelo risca e rabisca

De sua janela

Uma bela de uma vista

Crianças lindas

Do meu coração!


Fabrício e Beatriz

Gente pequenina

Mas muito feliz!


Vovô Euclides 

17-02-2021

Lufadas de ar fresco

 


 



Lufadas de ar fresco


 Lufadas de ar fresco 

Invadem minha casa

Pela porta da frente

E pela janela do lado

Correm pelas salas

E vão se perder

No muro alto e caiado!


Meu pensamento 

Levemente incomodado

Se refaz de repente

E busca forças emergentes

Para a superação

Mesmo que na lentidão

Do tempo que não passa.


Mas horas melhores virão

E poderemos comemorar

O êxito alcançado.

Então, sempre que o sino tocar

Ouvirei os acordes do mar

Lá onde o vento sopra animado

Onde há garças e gaivotas 

Virando cambalhotas

E rodopiando no ar!


E eu, aqui, só pensando em você!


Euclides Riquetti

www.blogdoriquetti.blogspot.com 

segunda-feira, 22 de junho de 2026

Amor do inverno bravio

 



 




O amor do inverno bravio

No inverno bravio, sinfonizam-se os acordes do vento
Maestrados  pela orquestra sincrônica  do universo
Sinalizam-se a tempos de um inverno frio e perverso
Com nuvens cinzentas redesenhando o firmamento...

Pois que venham as gélidas noites e as manhãs geadas
Em que os corpos se refugiarão nos mantos ou vinhos
Em que outros se encostarão em seus pares quentinhos
Em que se perderão como se fossem almas alinhadas.

E, que depois da inconstância do inverno, a primavera
Nos traga a beleza natural das flores em cada florir
Nos traga os perfumes e aromas de seu afável sorrir
Enquanto planto meus  sonhos e alimento  quimeras.

Para que, quando, novamente, o alto do verão chegar
E o sol morenar  o seu corpo divinamente gracioso
Pudermos nos abraçar e trocarmos o beijo delicioso
Possamos, alegremente, nos amar, sonhar, viver, amar!

Euclides Riquetti

www.blogdoriquetti.blogspot.com 

Eu queria saber o que seu coração sente

 






Eu queria saber o que seu coração sente
Quando você se lembra de mim
Se há a dor de um amor ausente
Ou nada mais resta, nada mais, enfim...

Eu queria saber se há alguma razão
Algum motivo simples, aparente
Algo que pode lhe tirar o chão
Ou você não me quer mais, simplesmente...

Eu queria saber, apenas por saber
Se o seu coração ainda tem sentimentos
Ou se resolveu apenas me esquecer
 Para ativar ainda mais meu sofrimento...

Eu queria saber se é apenas bem assim...

Euclides Riquetti

As últimas rosas de outono

 



Foram-se as últimas rosas de outono
Foram-se as pétalas das bordôs e das vermelhas
Que do fogo da paixão foram centelhas
Mas  que imergiram na calmaria...

Foram-se para dar lugar a outras que virão
Foram-se para o reciclo que fertiliza
Nas manhãs de pouco sol e muita brisa
Foram-se nas minhas aliterações e nas sinestesias.

Deixou-me  deliciosas lembranças o sol morno
Que tímido volveu meu ser para o passado
Para um antigo outono cinzento,  mutilado
Que  deixou-te maltratar meu coração.

E,  enquanto minha mente se embaralha
E busca entender da rosa a natural ausência
Rezo para que m'a mande de volta a Providência
Que reste ali, formosa, rosa branca, clara.

Que volte para acalentar meu coração
Que volte ainda antes do verão!
Mas que volte...

Euclides Riquetti

Como a luz de um farol (inspiradora musa...)

 

 

 


Mulher ao Sol.png


Como a luz de um farol
Você brilha
No domingo de sol
Você brilha!

Também brilha na noite
Com sua roupa platinada
E, na madrugada
Brilha intensamente!

Como a luz de um farol
Você brilha
No domingo de sol
Você brilha!


Como um raio de luz
Você me seduz
E eu me encanto
Com seu sonho santo!

Como a luz de um farol
Você brilha
No domingo de sol
Você brilha!

E o seu brilho dourado
Que na noite é prateado
Torna você minha musa
Inspiradora musa!

Euclides Riquetti

Não menospreze sua capacidade de amar

 


 



Não menospreze sua capacidade de amar

Nem a de fazer o seu coração sentir

Não se culpe por tanto resistir

Muito menos a de desejar!


Não se deixe intimidar pelas circunstâncias

Nem se acanhe diante de certas situações

Não limite ou reprima suas paixões

Libere os instintos com elegância!


Cuide de se redescobrir, de se reencontrar

Talvez que o tempo a tenha refreado 

Mas que ele possa ser um aliado

Um fator positivo a lhe ajudar! 


Euclides Riquetti

www.blogdoriquetti.blogspot.com 

O voo da garça

 


 


 


O voo da garça


A garça voa o voo leve da alma
Voa a garça
Voa como a branca pluma, com graça
Voa a garça.

E, no voo breve, voa lenta, calma
Voa com toda a graça a garça.

Voa o infinito, voa por instinto
Voa sobre o monte a garça...
E pousa na torre da igreja
Ou na árvore da praça
Voa e pousa a garça.

E seu voo atrai o disperso
O menino, o esperto
O velhinho, o passante
E voa de novo a garça.

Vai, seguindo os trilhos dos raios de sol
Cortando o azul, a garça.

E pousa suavemente sobre a nuvem
Uma nuvem feita branco lençol...
E descansa outra vez a garça!



          (A garça povoa os meus sonhos,
orienta minha vida.
          A garça é meu ser, é você, sou eu...
A garça é meu norte seguro, é minha inspiração...
          É minha emoção transmitida no papel...
Euclides Riquetti)